Aulão espetáculo com Ney Piacentini na Escola Nacional de Teatro

Inaugurada recentemente, a unidade Sumaré da ESCOLA NACIONAL DE TEATRO (ENT) em parceria com o LifestyleClub.Art, a Scenarium Livros Artesanais e o DeRᴏsᴇ Mᴇᴛʜᴏᴅ Sumaré fará uma vez ao mês um sábado de atividades gratuitas abertas ao público. O primeiro evento acontece dia 29 de junho com aula espetáculo do ator Ney Piacentini, da Companhia do Latão, além de bate-papo com Daniel Fontana sobre montagem e som no cinema, bate-papo com as escritoras Aline Bei e Maria Vitória sobre literatura feminina contemporânea, lançamentos de livros e sarau musical.

A programação começa às 16h com o bate-papo O Poder da Montagem e do Som na experiência Cinematográfica, com Daniel Fontana. O tema proposto tem como objetivo apresentar aos participantes detalhes sutis na narrativa visual e sonora. Através da reflexão sobre a evolução da linguagem do cinema, a compreensão sobre a montagem como mais do que uma mera edição a partir do roteiro escrito, assim como a utilização do som, abre os horizontes do espectador e permite que ele desfrute muito mais do prazer de assistir aos seus filmes preferidos. Os tópicos abordados contarão com vários exemplos dos primórdios do cinema e obras mais recentes e famosas.

Já às 17h acontece Aula Espetáculo com Ney Piacentini. Comemorando 40 anos de profissão, o ator apresenta uma demonstração de trabalho em que exibe trechos de todas as peças da Companhia do Latão, entremeadas com explanações sobre o aprendizado pelo qual passou no coletivo paulistano. O principal aspecto desse híbrido entre cena e palestra é a aproximação entre as poéticas atuativas de Stanislavski e Brecht, notadamente no que diz respeito às contradições entre as dimensões internas e externas das personagens – entre as suas subjetividade e objetividades.

Literatura e música
Mulheres que escrevem é o bate-papo que acontece às 18h30 com as escritoras Aline Bei e Maria Vitória sobre literatura feminina contemporânea. Na ocasião ocorrem os lançamento dos livros Os Sapatos Vermelhos, de Thais Barbeiro; Mosaicum (coletivo scenarium) e da Revista Plural F. 451 — 233o Celsius...

Realizado às 19h30, o sarau musical conta com a apresentação da pianista Nanci Lopes e de vários atores lendo textos selecionados, além de espaço para poesia e feira de livros.


Escola Nacional de Teatro
Fundada em 1992 por Renato Jacob como um espaço cultural que abarcava diversos tipos de cursos (teatro, TV, música) a ESCOLA NACIONAL DE TEATRO teve seus caminhos renovados em 2002 quando passou por profundas mudanças pedagógicas e estratégicas tornando-se uma escola de formação de atores. Única escola técnica profissionalizante de Santo André, conta com duas unidades escolares, a do Centro, onde funcionam as atividades do Curso Técnico em Teatro, e a da Vila Assunção com as atividades dos cursos livres (Infantil, Juvenil, Desinibição e Preparação de Atores).


Programação:

Bate-papo O Poder da Montagem e do Som na experiência Cinematográfica.
Com Daniel Fontana.
Dia 29 de junho, sábado, às 16h.
Duração – 60 minutos. Grátis. Livre.

Aula Espetáculo.
Com Ney Piacentini.
Dia 29 de junho, sábado, às 17h.
Duração – 60 minutos. Grátis. Livre.

Bate-papo Mulheres que escrevem.
Com Aline Bei e Maria Vitória.
Dia 29 de junho, sábado, às 18h30.
Duração – 60 minutos. Grátis. Livre.

Sarau Musical
Com Nanci Lopes e convidados
Dia 29 de junho, sábado, às 19h30.
Duração – 60 minutos. Grátis. Livre.

ESCOLA NACIONAL DE TEATRO – Avenida Paulo VI, 112 – Sumaré. Telefone – (11) 98353-1996. ent.art.br

Pin It