Núcleo Dança Aberta oferece oficinas gratuitas de DanceAbility

São 30 vagas para cada cidade O Núcleo Dança Aberta realiza nos meses de setembro e outubro a Circulação de Oficinas DanceAbility 2019, que acontecerá gratuitamente em São Paulo e outras cinco cidades paulistas: Leme, São José dos Campos, São Sebastião, Campinas e São José do Rio Preto. O projeto tem incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da White Martins e apoio do Sesi São Paulo.

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência. Seu foco é trabalhar a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

A etapa deste ano dá continuidade à Circulação de Oficinas promovida em 2016. Algumas das cidades contempladas naquela ocasião voltam ao roteiro, atendendo à procura de pessoas que permaneceram conectadas e interessadas no método.

Todo o processo é gratuito e podem participar pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança e interessados nas áreas de educação, artes, terapias e inclusão social, sejam crianças (a partir dos 10 anos), jovens, adultos ou idosos.

As inscrições podem ser efetuadas pelo site www.nucleodancaaberta.com ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dentro do prazo determinado para cada cidade: de 12 a 27 de agosto em São Paulo; de 26 de agosto a 10 de setembro em Leme; de 2 a 17 de setembro, em São José dos Campos; de 9 a 24 de setembro, em São Sebastião; de 30 de setembro a 15 de outubro, em Campinas; e de 7 a 22 de outubro em São José do Rio Preto.

São 30 vagas para cada cidade e os selecionados participarão de dois encontros de três horas de duração cada, sempre aos sábados e domingos, das 10h às 13h.

O projeto oferece transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao respectivo local da oficina e assistência para locomoção.

Em São Paulo, a oficina acontece nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, no Sesi Catumbi; em Leme, nos dias 14 e 15 de setembro, no Centro Universitário Anhanguera; em São José dos Campos, nos dias 21 e 22 de setembro, no Teatro do SESI; em São Sebastião, nos dias 28 e 29 de setembro, no Tebar Praia Clube; em Campinas, nos dias 19 e 20 de outubro, no Sesi Amoreiras; e em São José do Rio Preto, nos dias 26 e 27 de outubro, no SESI.

Criatividade e transformação

Estabelecer e aprofundar novas formas de olhar e trabalhar com grupos que contenham diversidade de corpos, mentes, formação pessoal ou profissional é o principal intuito das Oficinas DanceAbility, bem como o desdobramento dessas experiências para o desenvolvimento da sociedade como um todo, no dia-a-dia.

A experiência, criativa e transformadora, propõe respostas sem palavras a alguns impasses comuns de cada indivíduo ao lidar com suas particularidades, sejam quais forem. Assim, pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos predeterminados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.

“Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade”, comenta Neca Zarvos, coordenadora pedagógica da Oficina DanceAbility.

Workshops e performances ligadas ao DanceAbility têm sido promovidos pelo Núcleo Dança Aberta no Brasil com o auxílio de parceiros, alguns com a participação de seu idealizador, o dançarino e coreógrafo Alito Alessi.

 

 

 

Pin It