25 a 30 de agosto no Teatro Odisséia

O Rio vai receber nesse final de agosto o primeiro ECOAR, festival universitário de artes, que propõe reflexões e ações relacionadas à ecologia, mais especificamente à questão da reutilização de materiais. A idéia é reunir estudantes, professores, fomentadores e instituições ligadas à formação do profissional de teatro, promovendo o intercâmbio entre eles, conscientizando-os e ao público sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e demonstrando como o teatro, e a cultura em geral, podem agregar valores, produzindo maior consciência no indivíduo.

O Festival quer abordar o papel dos artistas em formação na sociedade, sobretudo numa das questões mais discutidas atualmente: a preservação do planeta. A partir dessa conscientização ecológica, pretende fomentar o desenvolvimento de um teatro auto-sustentável que mantenha sua relevância cultural e faça ecoar para toda a coletividade esta reeducação do homem em relação ao ambiente.

O principal evento do ECOAR, a I MOSTRA DE TEATRO RECICLAGEM CANTÃO vai trazer para o público, com entrada gratuita, seis espetáculos realizados por profissionais em formação na área das artes cênicas. Ao final de cada apresentação os grupos participam dos debates FALANDO DE TEATRO , abertos ao público, sobre as metodologias usadas na preparação dos atores e as questões relativas aos processos de reutilização para a produção teatral. As montagens também concorrem a prêmios através do voto popular. O melhor espetáculo vai receber $1000, melhor ator e melhor atriz levam $ 500. Direção, Figurino, Iluminação, Cenário e Trilha Sonora ganham troféus.


PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA (sempre às 20h)

 

Instituição: UNIRIO RJ 

Direção: Marcela Rodrigues

Autor: Georg Büchner

Duração: 90min

Elenco:Carla Stank, Giselle Sabatini, Helena Marques, Leonardo Hinckel, Luciana Patrão, Matheus Lima, Pedro Florim, Pedro Nunes Wendell Soares 
 

 
O miliciano Friedrich Johan Woyzeck, fuzileiro do 2º Regimento, é o personagem principal da peça, escrita em fragmentos e inacabada devido a morte prematura de Büchner aos 23 anos. Woyzeck é cobaia de seus superiores num experimento e se torna cada vez mais fragilizado física e psicologicamente. Estimulado por vozes em seus constantes delírios, suspeita da traição da mulher, Maria, a quem termina apunhalando e matando.

 
DIA 26 quarta-feira     Espetáculo: CANOEIROS DA ALMA


Instituição: UFU - MG

Direção: Narciso Telles
Duração: 50min

 

Elenco:  Afonso Mansueto, Adriana Moreira, Camila Tiago, Jhonatan Rios, Lucas Dilan, Marcella Prado, Nádia Higa, Priscilla Bello, Samuel Giacomelli

 
Canoeiros da Alma é um espetáculo concebido a partir de várias leituras do universo dos moradores às margens do rio no Vale do Jequitinhonha. O rio não é o mesmo para cada um deles, seu significado pode trazer a idéia de vida, morte ou simplesmente ser indiferente. Os atores do Coletivo Teatro da Margem desvelam as sensações, impressões das experiências vivenciadas pelo grupo nesse contexto.

 

DIA 27  quinta-feira         Espetáculo:  (DES)ESPERANDO

Instituição:  USP - SP 
Direção: Felisberto Costa, Roberta Carbone e Thiago Leite
Duração: 50min
Elenco: Roberta Carbone e Thiago Leite

 

Este é um espetáculo de teatro dedicado a tratar de forma contemporânea as questões fundamentais da humanidade, que se confundem com a obra do maior dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare. O amor, a guerra, a traição, o medo, a ganância, o perjúrio, o ciúme, a inveja são os temas que o diretor, professor e roteirista Alexandre Mello, vem compondo com a colaboração de um elenco de 14 jovens atores estreantes.

 

 

Dia 28  sexta-feira       Espetáculo: A BOA Instituição: UFRJ  RJ
Direção: Olívia Zisman
Duração: 50min
Elenco:  Luiz Paulo Barreto e Raphaela Tafuri
Um jornalista abandona sua carreira, a família e a corporação para viver na rua, ele rompe com sua condição social, subvertendo a ordem. Uma discussão a respeito dos papéis sociais a que estamos todos condicionados a representar, nossos valores morais e os reflexos de nossas ações junto à coletividade na qual estamos inseridos, são algumas das questões levantadas por essa montagem.

Dia 29 - sábado          Espetáculo: ENAMORADOS 

Instituição: SESC - PE

Direção: Galiana Brasil  e Marcus Rodrigues

Duração: 80min

Elenco: Alex Brito, Bruno Britto, Cacau Maciel,Danilo D”Tácito, Eddie Monteiro Gustavo Soares, Isis Monteiro, Gilblênio Saadh, João compasso, Lara Valentina,Luciana Barros

 
Do amor e seus percursos... Do ator, e seus recursos. Os alunos-atores deram voz à vontade comum de falar sobre relações humanas (o Amor). A peça ganhou corpo no treinamento intenso (físico/energético) em busca do esvaziamento, nas improvisações suadas no jogo contínuo na sala de trabalho, inspiradas pelas escrituras amorosas do Rolanthes que, por sua vez, estimulavam uma escritura paralela, tomada de outras fontes que afirmavam esse discurso em diferente tempos e lugares (Safo, Tchecov, Omar Kayan) revelando uma corrente de equivalências retro-alimentada a cada noite, direto na fonte dos desejos.

 

Dia 30 - domingo         Espetáculo: VERDADE É O MESMO QUE MENTIRA Instituição: UNIVERCIDADE - RJ
Direção: Alexandre Mello
Duração: 80min
Elenco:  Cintia Rosa, Felipe Palhares, Guilherme Miranda, Iano Salomão, Isabela Neto, Jeyce Valente, Jonas Barros, Jorge Florêncio, Natacha Gaspar, Patricia Elizardo, Renan Fragale e Sergio Santoian

A partir da situação proposta por Beckett em Esperando Godot, dois personagens descartados da sociedade se encontram em um ambiente definido como lugar algum. A relação entre seres animados e inanimados, igualmente descartáveis, se configura a partir do jogo entre ator e objeto, criando um universo entre o real e o imaginário. Uma alegoria sobre a efemeridade em nossa sociedade contemporânea.

Pin It