Festa inscreve para workshop até segunda

Quem ainda não se inscreveu tem até a próxima segunda-feira (17) para tentar uma das vagas no Workshop de Dramaturgia, realizado pelo 51º Festival Santista de Teatro - FESTA, que será ministrado pela dramaturga e jornalista Marici Salomão, de 2 a 4 de setembro, na Oficina Cultural Pagu.

Descobrir e desenvolver novos autores teatrais brasileiros são alguns dos objetivos do projeto, que pretende contribuir para uma geração que reflita sobre as responsabilidades de ser um dramaturgo. Acredito muito neste tipo de trabalho, pois surgi de um workshop. Nele, não se ensina a arte, mas potencializa-se talentos, ressalta a dramaturga.

Oduvaldo Viana Filho, Augusto Boal, Jorge Andrade, Plínio Marcos, Maria Adelaide Amaral e Consuelo de Castro foram alguns dos nomes que marcaram a década de 50 com seus textos envolventes e comunicativos.

Nos anos 90, os autores deixam de lado o formato de grupo adotado a partir da ditadura militar e assumem um novo conceito. "O teatro é dialético, houve um esgotamento da dinâmica de grupo e uma necessidade de resgatar a fala que vem, agora, mais poética", conta Marici.

O workshop visa suprir essa barreira baseado nos princípios aristotélicos de desdobramento de enredo, de tipo de personagem, diálogos e temas que irão aprimorar a criação. Já a teoria visa esclarecer momentos importantes do teatro e fornecer textualização.

Segundo Ronaldo Fernandes, da comissão organizadora do Festival, o workshop pretende ser o ponto de partida para o surgimento de novos autores. “Santos sempre foi o celeiro da dramaturgia. Queremos contribuir para a formação inicial com muito embasamento”.

O workshop acontece das 14h às 18h, na Praça dos Andradas, s/n º, Centro Histórico de Santos/SP. Os interessados devem enviar um breve currículo e uma cena com o tema FELICIDADE de, no máximo, três páginas, espaço 1,5, Fonte Arial, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A divulgação dos selecionados ocorre no dia 24 de agosto. Mais informações pelo telefone (13) 3061-5006.

Quer saber mais sobre o 51º FESTA?

      http://www.festasantos.com.br 
      http://www.festivalsantistadeteatro.blogspot.com 
      http://www.twitter.com/festasantos

Marici Salomão Dramaturga, jornalista e coordenadora do Núcleo de Dramaturgia do SESI  British Council, Marici se define como uma filha das oficinas. Na dramaturgia iniciou sua trajetória no começo dos anos 90 com Luiz Alberto de Abreu. Coordenou o Centro de Pesquisa Teatral até 2003 e está na segunda gestão do SESI. Dentre seus trabalhos estão Maria Quitéria, com direção de Fernando Peixoto; Bilhete, com direção de Celso Frateschi; Segredos, com direção de Gabriel Villela e Atos de Violência, com Hélio Cícero na direção.Como jornalista, foi colaboradora de O Estado de São Paulo, de 1999 a 2004. Atuou como repórter e crítica na revista Bravo!

Festival Santista de Teatro - FESTA O Festival Santista de Teatro aconteceu pela primeira vez em 1958. É considerado o mais antigo do gênero no país e faz parte do calendário regional. Durante o período, integra, ainda, o calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. Ao longo desse meio século, nomes como Patrícia Galvão (Pagu), Plínio Marcos, Cláudio e Sérgio Mamberti, Jandira Martini, Carlos Soffredini, Ney Latorraca, Greghi Filho, Alexandre Borges e tantos outros passaram pelos palcos do FESTA.  A realização do Festival é da Associação dos Artistas, Associação Santista de Teatro e da Prefeitura Municipal de Santos.

Pin It