Teatro na Zona Leste de São Paulo é completamente reformado

Por Ive Andrade

alt

É comum ouvir que espaços bem estruturados para peças de teatro são escassos no Brasil. No mês de agosto, a cidade de São Paulo vai ganhar um novo ambiente que irá hospedar não somente uma sala, mas também um local para eventos e uma escola dedicada principalmente aos musicais, a Academia Brasileira de Teatro Musical - ABTM.

Localizado no Tatuapé, zona leste da metrópole, o local está fechado há quatro anos e as reformas ficaram por conta de três sócios que se juntaram para transformar a estrutura. O ator, produtor e diretor, Carlinhos Machado; o cantor e ator André Tonanni - responsável pela ABTM; e o ator Bruno Udovic. Urbano Rangel Pereira é o engenheiro a cargo pela reforma estrutural do projeto. Eles têm o apoio da Universidade São Marcos, que irá ceder salas de aula, verbas e espaço no canal de televisão para os alunos da academia.
"A ideia de criar essa escola aconteceu porque o mercado de musical no Brasil está crescendo muito e não existem escolas no País especializadas nisso. Teremos uma escola que combina todas as áreas, algo que ainda não existe", explica Tonani. A academia terá cursos livres, administrados nas salas da universidade patrocinadora durante as manhãs e tardes. As aulas de interpretação, canto e dança pretendem formar alunos para musicais, mas aulas de televisão também estão previstas. O teatro ficará disponível para as apresentações dos alunos, assim como o canal da São Marcos.
O principal desafio durante a reforma, segundo Carlinhos, é "fazer o ambiente acontecer, administrar o espaço para que ele volte e faça uma história legal". A ansiedade em ver o projeto pronto não atrapalha na hora de decidir os detalhes. Segundo o diretor, cada um dos sócios traz suas ideias e cada parte do teatro tem a característica de um deles. "Todos opinaram e conseguiram seu espaço, é um filho de todos nós", garante.
Para o engenheiro Urbano, "qualquer reforma é mais difícil do que uma construção nova porque você encontra surpresas no caminho". O foco principal do empreendimento é com o conforto da platéia, que antes ficava apertada em assentos divididos entre fileiras estreitas. As obras dividiram duas saídas, ao invés de uma centralizada, e diminuíram o número de assentos, para que a comodidade prevalecesse.
As medidas de segurança são outra prioridade da equipe, que primeiramente fez uma avaliação total e uma vistoria, para depois começarem as obras. Outros ajustes na luz, no som e na estrutura de palco foram feitos para dar apóio aos atores e ao público, da forma como todos esperavam ver.
O teatro está localizado no Shopping Silvio Romero, na Rua Coelho Lisboa, 334 - Tatuapé, São Paulo.

Pin It