Do teatro para os restaurantes; o espetáculo continua!


Por Carlos Gabriel Alves

Tanto para o público como para os atores, a experiência proporcionada por uma peça teatral não se restringe apenas ao tempo de duração do espetáculo. O período preparatório faz parte do ritual que envolve o ambiente artístico. Com o “pós-peça” não é diferente.  Na hora de compartilhar as opiniões e impressões sobre o espetáculo, atores e público dirigem-se ao mesmo destino: o restaurante.
A prática de dar continuidade à experiência teatral em jantares é tão comum que muitos restaurantes buscam nesse público o seu diferencial. Nomes da gastronomia paulistana como D´amico Piolim, Planetas, Luna di Capri e Café Noir são famosos pelo grande número de atores e amantes das artes entre seus freqüentadores. Não por acaso. Permutas que oferecem desconto (em certos casos de até 50%) para atores e membros das companhias é a estratégia usada.
Alguns restaurantes, inclusive, já nasceram apostando no apoio ao teatro. O Mestiço, atualmente com 12 anos e localizado na região dos Jardins, em São Paulo, é um exemplo. “Sempre gostei muito de teatro e tenho contato com a arte desde pequena. Foi uma opção minha dar essa característica ao restaurante”, disse Ina de Abreu, proprietária do Mestiço.
A cortesia oferecida é vista como uma forma de investimento e, na opinião de muitos proprietários de restaurante, o retorno é certo. “Os atores gostam muito do nosso restaurante. Com isso, nossa visibilidade aumenta e o leque de clientes também.”, apontou Ina.
Em certos lugares, os benefícios não abrangem só a classe artística, mas também aqueles que vão aos teatros. A pizzaria Piola – que só em São Paulo tem três unidades, nos bairros de Moema, Higienópolis e Jardins – oferece 15% de desconto em seus pratos para clientes que apresentam ingresso de peças apoiadas pela casa. O tradicionalíssimo Gigetto, localizado no bairro da Bela Vista, vai além e oferece brindes, faz sorteios, dá descontos e apoia não só peças, mas escolas e projetos culturais.
A proprietária Ana Paula Lenci explica que todo benefício que o restaurante ganha mediante a parcerias é repassado aos clientes. “Atualmente, estamos oferecendo uma taça de vinho para quem apresentar comprovante de compra de ingressos para as peças que apoiamos. Costumamos, também, sortear ou presentear os freqüentadores dos espetáculos com jantares e almoços em nosso restaurante”, completa.
A casa, que recentemente completou 70 anos, foi pioneira nesse tipo de ação e continua a apoiar, em média, dez a 15 espetáculos por mês, entre peças já consagradas e novas apostas. “Muitos dos atores de renome hoje em dia tiveram nosso apoio desde o início de suas carreiras. É o caso de nomes como Raul Cortes, Paulo Autran, Nicete Bruno e Paulo Goulart. Não atuamos apenas na gastronomia. Nossa história também se confunde com o teatro”, finaliza Ana Paula.

Pin It