Le Théâtre de l'Opprimé


por Douglas de Barros


Brasileiros, senegaleses, angolanos, franceses, canadenses etc, todos reunidos na Cidade Maravilhosa desde ontem, 20 de julho, para a Conferência Internacional do Teatro do Oprimido. Durante sete dias (até o próximo sábado dia 26) 52 representantes de 25 países dos 5 continentes, mais representantes de 16 estados brasileiros participam do evento que ocupa três espaços no Centro do Rio: Caixa Cultural RJ (Teatro Nelson Rodrigues e Teatro de Arena) e Centro de Teatro do Oprimido - CTO.

A Cerimônia de Abertura, com entrada franca, contou com a participação de Rosa Maria Marques, da Universidade de Porto Rico, Célio Turino, do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e da socióloga Bárbara Santos, do CTO.


alt
O  músico mineiro Nuno Arcanjo (com o acordeon) rege o coral de 'oprimidos'


Logo de início, a professora Rosa Maria, que acompanhou Augusto Boal durante muitos anos, relembrou a trajetória do Teatro do Oprimido no Brasil e no mundo. Em seguida, o secretário Célio Turino falou sobre a implementação e a realidade dos pontos de cultura, projeto idealizado pelo CTO em parceria com o Governo Federal desde 2006 e que organiza 18 centros culturais em tribos indígenas, favelas, quilombos e assentamentos entre outras regiões marginalizadas.

Os caminhos da Estética do Oprimido, última pesquisa de Augusto Boal, foi o tema da palestra de Bárbara Santos. A socióloga falou sobre as diversas maneiras que cada comunidade tem de interpretar e entender o mundo à sua volta.

No final da noite, um coral formado por representantes do Teatro do oprimido de várias partes do mundo emocionaram aos presentes no Teatro Nelson Rodrigues ao cantarem a música "Canto Augusto", composta por Nino Arcanjo em homenagem ao último aniversário de Boal, no dia 16 de março de 2009. Após a solenidade, o público pode conferir uma exposição com trabalhos feitos a partir da reciclagem do lixo. Os trabalhos também, foram produzidos por integrantes dos pontos de cultura.


Programação e atrações
Na programação da conferência, painéis de discussão sobre o impacto do Teatro do Oprimido em diferentes áreas temáticas (cultura, política, educação, saúde mental, direitos humanos, zonas de conflito etc). Paralela à programação acontece a Mostra Internacional de Espetáculos, Mostra Internacional de Vídeos, Encontro de Praticantes, exposição a Estética do Oprimido e Sarau Cultural.

A Conferência Internacional de Teatro do Oprimido é uma realização do Centro do Teatro de Oprimido - CTO, com patrocínios do Departamento Nacional de SESC e do Ministério da Cultura por intermédio do Programa Cultura Viva com apoio da Caixa Econômica Federal, e integra o Programa Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto.

Mais informações na página www.ctorio.org.br ou pelos telefones (21) 2232-5826 e 2215-0503.

Pin It