O PEIXE com Érica Tessarolo

 

 Resultado de pesquisa da artista da dança Érica Tessarolo, O PEIXE desconstrói supostos limites entre um gesto cotidiano e um gesto dançado. A instalação coreográfica, que poderá ser vista de 18 a 27 de agosto, de quinta-feira a domingo, das 15h às 17h, no Centro Universitário Maria Antonia USP, representa, para a artista, o impulso de seguir adiante profissionalmente após uma forte experiência pessoal, tratada não como tema ou assunto, mas como motor de mudanças significativas na corporeidade da sua dança.

Produção contemplada pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – ProAC e pesquisa contemplada pelo Programa Mergulho artístico: bolsas de investigação das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, O PEIXE é fruto de pesquisa que compreende a dança como um fluxo em desenvolvimento contínuo e assume a coreografia como um recorte deste fluxo; um estudo interessado tanto pelo gesto comum quanto pelo gesto dançado e que busca revelar o movimento ininterrupto do corpo que vive.

Para Érica Tessarolo, O PEIXE oferece ao público uma imagem atravessada pelo movimento, com uma estética de espacialidade rasteira e temporalidade dilatada. “Os movimentos são lentos e próximos ao chão, preenchidos por uma densidade fluida, instaurando um estado meditativo, ou contemplativo, para os que veem. Um campo sobre o qual fui caminhando e descobrindo apontamentos coreográficos” explica ela.

Começo e fim
Pensada para espaços expositivos, a instalação coreográfica é, para Érica, como um recorte de uma dança que não se visualiza o começo e o fim. “O público pode ver a coreografia durante as duas horas, sem que haja um tempo específico de permanência. Porém quando a sala é aberta para a visitação eu já estou e fico até depois de todo público sair”, conta a bailarina.

Em um ambiente de bastante escuta e percepção do corpo e da dança, Érica Tessarolo também atrelou O PEIXE com estudos teóricos, que giraram, inicialmente, em torno dos conhecimentos do filósofo José Gill e do pesquisador do movimento Hubert Godard.

Luz do dia
Apresentado no período da tarde, das 15h às 17h, O PEIXE acontece em uma sala com amplas janelas, que ficam abertas durante as duas horas de ativação. O ambiente remete a uma aridez em contraponto com o movimento líquido, que a coreografia com movimentação lenta e de pequenos gestos sugere. “O peixe é um ser que vai adiante vivo pela matéria que é e pela matéria na qual está inserido”, diz Érica.

A paisagem sonora, assinada por Daniel Dias, traz sons de pedras e a luz, concebida por Lui Seixas e Renan Marcondes ajuda a desenhar um ambiente submerso. Renan também criou um figurino fluido em tons de preto e azul, além de optar por linhas de tinta dourada em partes do corpo da bailarina: pontas dos dedos, braços e pescoço.


Sobre Érica Tessarolo
Artista da dança e pesquisadora das artes é graduada em Bacharel em Dança (2008) e Artes Plásticas (2002) pela UNICAMP. Estuda o corpo como matéria e veículo na produção de imagens, articulando-se entre obras coreográficas, desenhos, fotografias e textos. Interessa-se por abordagens somáticas e técnicas corporais diversas, como Sistema Laban/Bartenieff, Técnica Klauss Vianna, os estudos de Hubert Godart, Yoga e Tai Chi. Dentre seus trabalhos destacam-se a pesquisa Seguinte (2014-2017) e a coreografia Para Ver o Azul da Carne (2010-2012), ambas contempladas pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo - PROAC. Como criadora, intérprete e performer já colaborou com Angela Nolf, Daniel Kairoz, Daniele Calichio, Juliana Moraes, Key Sawao, Luiz Fernando Bongiovanni, Marisa Lambert, Raquel Gouvea, Ricardo Iazetta, Sayonara Pereira, Talita Florêncio, Thiago Salas Gomes, Vanessa Macedo, Viviane Procópio e Wellington Duarte.
www.ericatessarolo.blogspot.com.br


Para roteiro:

O PEIXE – De 18 a 27 de agosto, de quinta-feira a domingo, das 15 às 17 horas, na sala 202 do Centro Universitário Maria Antonia USP (Abertura para convidados dia 17 de agosto, quinta-feira). Concepção e Performance – Érica Tessarolo. Paisagem Sonora – Daniel Dias. Gravação e Masterização de Áudio – Nelson Pinton (Vitrola Digital Studio). Figurino e Design Gráfico – Renan Marcondes. Iluminação – Lui Seixas e Renan Marcondes. Texto do Programa – Artur Kon. Desenho do Programa – Érica Tessarolo. Provocação da Pesquisa – Carolina Callegaro. Oficinas da Pesquisa – Beatriz Sano e Renan Marcondes. Fotos/registros – Cris Lyra e Pel Mathias. Vídeo/convite – Henrique Cartaxo. Vídeo/registro – Bruna Lessa e Cacá Bernardes (Bruta Flor Filmes). Produção – Daniel Dias. Livre para todos os públicos. GRÁTIS.

CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA USP – Rua Maria Antonia, 294 – sala 202 – Vila Buarque (SP). Informações – (11) 3123-5200. Capacidade – 40 pessoas. www.mariantonia.prceu.usp.br.

Pin It