‘Batalha de Improvisação com Máscaras’ terá apresentação no Centro Cultural Sergio Porto, no dia 17 de agosto

Após uma primeira edição de sucesso no Teatro Ipanema, a Batalha de Improvisação de Máscaras chega ao Centro Cultural Sergio Porto, no dia 17 de agosto (quinta-feira), às 20h. Com cerca de 20 atores em cenas de improvisação, a apresentação, realizada a partir das técnicas do jogo de máscaras, é um projeto inédito da Cia. Os Bondrés, grande responsável pelo o desenvolvimento do trabalho com máscaras balinesas no Brasil.

Dirigido por Fabianna de Mello e Souza, fundadora da Cia Os Bondrés, o espetáculo evoca os antigos programas de auditório, onde a plateia vota, torce e participa. Já na chegada, o público é convidado a embarcar na aventura, sugerindo temas inesperados a serem sorteados. Com as equipes divididas pelo o público, um mestre de cerimônia (Thomaz Nogueira) expõe as regras, enquanto a Dj Jojô Rodrigues envolve o espectador ao som de uma playlist, que ora lembra festividades e ora se parece com trilha sonora de campeonato de luta.

O evento teve sua primeira edição em abril deste ano, quando lotou o Teatro Ipanema com um público eclético de crianças, jovens e adultos, e se tornou parte da programação da Residência Vem Agora, com sessão programada para o dia 31 de agosto, e promoverá apresentações mensalmente. Para “A Batalha de Improvisação com Máscaras”, Fabianna de Mello e Souza conta também com a colaboração de Ana Achcar, diretora e coordenadora do Núcleo de Atores da Uni Rio e com o apoio de artistas convidados que compõe um grupo de Júris especializados.
Fabianna de Mello e Souza é responsável pelo o desenvolvimento do trabalho com máscaras balinesas no Brasil. Apresentada às máscaras por Ariane Mnouchkine em 1993, a atriz e diretora, desde então, desenvolve uma pesquisa sobre o jogo do ator e a dramaturgia desses objetos. Integrou o Thèâtre du Soleil por quase dez anos e desenvolveu seus estudos em Bali, Japão e Sri Lanka. Em 2008, fundou a Cia teatral Os Bondrés e, em 2010, trouxe ao Rio de Janeiro os mestres do Topeng I Djmat Made e I Teriman Nyoman. Além da encenação de espetáculos da Cia Os Bondrés, Fabianna ministra oficinas por todo o Brasil e participa de preparação de elenco no teatro, cinema e dança com o uso das máscaras.

Ficha Técnica
Realização Cia dos Bondrés
Direção: Fabianna de Mello e Souza
Colaboração: Ana Achcar
DJ: Jojô Rodrigues
Luz: Paulo Ignácio

Serviço:
Batalha de Improvisação com Máscaras
Datas:
17 de Agosto às 20h, - Sergio Porto
31 de agosto às 20h – Teatro Ipanema

Local: Espaço Cultural Sergio Porto - Rua Humaitá, 163 - Humaitá, Rio de Janeiro - RJ, 22261-003
Censura: Livre
Duração 70 min
Valor do Ingresso: R$ 30 inteira – R$ 15 meia (estudantes, idosos e cariocas)

Pin It