´Meu Caro Amigo´ em temporada carioca


A atriz Kelzy Ecard, recente vencedora do Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em “Rasga Coração”, está em cartaz com o espetáculo solo musical “Meu Caro Amigo”, inspirado na obra de Chico Buarque de Hollanda. O texto é de Felipe Barenco; a direção de Joana Lebreiro (diretora dos bem sucedidos musicais sobre Antonio Maria, Mario Lago e Ary Barroso); e a direção musical de Marcelo Alonso Neves. A música ao vivo é executada pelo pianista João Bittencourt. A peça é apresentada no Centro Cultural dos Correios, no centro do Rio.

A ideia deste musical surgiu da paixão dos criadores do espetáculo pela obra de Chico e sua onipresença nas vidas dos brasileiros, ora como trilha sonora de nossas histórias pessoais, ora como retrato da história recente do país.  “Meu Caro Amigo” não é um espetáculo biográfico sobre o compositor, mas uma ficção que busca, através da história da fã Norma, estabelecer um diálogo entre memória individual e memória nacional. Entendendo a música como poderoso veículo de compartilhamento de memória, o objetivo é despertar no espectador a lembrança de sua própria história ao mergulhar na saga desta mulher embalada pelas canções de Chico.  

“O tema da memória me acompanha desde o meu espetáculo de formatura na UFRJ, principalmente este diálogo entre a memória coletiva e individual, a relação entre histórias de vida pessoais dentro da perspectiva histórica do Rio de Janeiro e do Brasil. Apesar de a peça ser inspirada no Chico Buarque, ela reconstrói a memória de um personagem de ficção que é uma pessoa comum, ‘gente como a gente’. A gente quer que o público se identifique com a Norma. A história da Norma é toda permeada com as nossas próprias memórias e histórias  de pessoas da família e amigos”, diz Joana Lebreiro.
Pin It