Canal Célia Helena Digital presta homenagem a Raul Cortez

Um dos maiores nomes do teatro brasileiro, Raul Cortez (1932-2006) receberá uma homenagem na semana em que completaria 87 anos, por meio do Célia Helena Digital, canal no YouTube do Célia Helena Centro de Artes e Educação celiahelena.com.br/digital 

O canal – mais nova plataforma desta que é uma das mais conceituadas escolas de teatro do Brasil – disponibilizará ao público um dos últimos registros em vídeo de Raul Cortez, que será publicado no dia 29 de agosto, quinta-feira, às 20h, um dia após seu aniversário de nascimento.

O vídeo foi gravado originalmente em maio de 2006, cerca de um mês antes de sua morte. Na gravação, Cortez lê um texto do poeta francês Arthur Rimbaud, em que este aborda o papel do poeta na sociedade. Em seguida, ele compara este papel ao que ele mesmo pensava sobre o ator, que é, segundo Raul, um agente modificador, um verdadeiro “multiplicador de progresso”.

Em um trecho do vídeo, Raul Cortez ressalta: “Teatro é um agente transformador. Ele transforma, ele pode contribuir para mudar as coisas, um comportamento de mais excelência. E pode responder tantas perguntas, pode questionar a ponto de você ficar tão perturbado que você necessite de respostas”.

Para Lígia Cortez, filha do ator e diretora da escola, “este depoimento foi um verdadeiro legado deixado para aquele grupo que teve oportunidade de participar do encontro, mas que agora, com o Célia Helena Digital, conseguimos levar para o grande público interessado”.

Célia Helena Digital –Trata-se do recém-lançado canal no Youtube do Célia Helena Centro de Artes e Educação. Com cursos livres, curso técnico e ensino superior com Pós-Graduação e Mestrado Profissional, o canal pretende difundir um vasto material de memória da cena teatral brasileira, além da produção de conteúdo audiovisual da escola. A cada quinta-feira, às 20h, é lançado um vídeo novo.

O canal se divide em três vertentes: Acervo e Memória, Produção Acadêmica e Produção Artística. Por meio das ações do Acervo e Memória, pretende-se propagar um vasto material exclusivo da escola, resultado de mais de 40 anos de história, com trechos de entrevistas, palestras e debates com personalidades do mundo teatral, televisivo e cinematográfico, além de educadores, filósofos, sociólogos etc.

Já a vertente Produção Acadêmica busca transmitir o conteúdo produzido por alunos e professores no âmbito das disciplinas da Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH e do Curso Técnico (TECH). Por fim, a Produção Artística tem o objetivo de revelar os trabalhos de ficção criados com independência por alunos e professores, envolvendo convidados de fora da instituição.

 

Pin It