Convocatória aberta | mOno_festival | até 20/04 | teatro, dança, música, performance e linguagens híbridas

Estão abertas até dia 20 de abril de 2020 as inscrições para a 2ª edição do mOno_festival, idealizado e produzido pelo coletivo teatral 28 Patas Furiosas e realizado por meio do Prêmio de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo – 34ª Edição. A mostra é parte do projeto 28 Patas Furiosas_da instabilidade aos sonhos que inclui a exibição de três espetáculos da companhia e o início da pesquisa do próximo trabalho do grupo.

mOno_festival – festival de espetáculos solo em diferentes linguagens artísticas, programado para acontecer no segundo semestre deste ano, tem por objetivo apresentar seis solos em teatro, música, dança, performance e/ou obras com linguagens híbridas, selecionados por uma equipe curatorial composta por integrantes do 28 Patas Furiosas e pelas(os) artistas convidadas(os): Ave Terrena, Pedro Galiza e Veronica Santos.

Além dos espetáculos, a mostra contempla a realização de uma residência artística pelo período de um mês na sede do coletivo; ao final, este trabalho vai compor a grade de programação do evento. Os projetos candidatos nesta categoria deverão estar em processo de criação, seja na sua concepção inicial ou em progresso, desde que não tenham sido apresentados em seu formato final. Para o mini cabaré, os curadores vão selecionar sete números, de até 10 minutos cada, de linguagens variadas.

Curadoria – Representando o 28 Patas Furiosas, Isabel Wolfenson, Sofia Botelho e Valéria Rocha compõem a equipe curatorial juntamente com Ave Terrena, dramaturga, poeta, professora e escritora, Pedro Galiza, artista transmídia e Veronica Santos, bailarina e integrante da Corpórea Companhia de Corpos. As inscrições devem ser feitas pelo email curadoria.monofestival@gmail.com até 23h59m do dia 20 de abril e o resultado com os selecionados será publicado dia 1º de junho de 2020 no site e redes sociais do 28 Patas Furiosas (Instagram e Facebook).

2º mOno_festival é voltado a trabalhos de artistas residentes no Brasil, produzidos e/ou estreados entre os anos de 2013 e 2020, e pretende selecionar solos que reflitam o período de instabilidade na recente História brasileira. Interessa aos curadores/curadoras colocar foco na potência que vem da própria fragilidade do contexto cultural atual, da precariedade e da rusticidade, princípios seminais na pesquisa permanente do 28 Patas Furiosas. Importa ao grupo apresentar à sociedade um debate sobre as formas de produção atuais, assim como a ética/estética do período.

 

Minibios curadores

Ave Terrena é dramaturga, poeta, diretora, atriz e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André. Autora das peças "as 3 uiaras de SP City" (2018), “Máquina Branca” (2019), “O Corpo que o Rio levou”, (2017) e “Lugar da Chuva” (2018), além do livro de poesias, que ganhou versão em formato de espetáculo poético-musical. Atriz do longa “Para onde voam as feiticeiras”, com estreia em 2020. Participa de rodas de debate, mesas, e conduz oficinas e práticas formativas em diversas instituições, além de participar de projetos independentes com coletivos autônomos. Integrante do grupo de teatro LABTD (Laboratório de Técnica Dramática) desde 2015.

Pedro Galiza é artista transmídia residente na zona norte de São Paulo. Pedro é uma pessoa não binária, e seu trabalho como artista do corpo engatilha propostas de criações que se estendem em diversos fenômenos artísticos - seja na arte da ação, performance arte, música, cinema, dança, nas demais realidades audiovisuais, no teatro, na moda. Suas pesquisas têm como foco de investigação a autonomia; a cultura do remix; a pulsão de morte; e essencialmente a transfiguração (acessar e permitir ser aquilo que não sou, ou que desconheço).

Verônica Santos, natural de Belo Horizonte (MG), é bailarina intérprete, coreógrafa, preparadora corporal, diretora de movimento, atriz, arte-educadora. Sócia - fundadora e diretora da Corpórea Companhia de Corpos, fundada em 2016 na cidade de São Paulo, núcleo de pesquisa do corpo negro na cena artística. É diretora geral do espetáculo “RÉS”, premiado no projeto “Rumos Itaú Cultural” 2018/2019, com a “Ocupação RÉS” MULHERES EM CÁRCERE.
 

Curadoras integrantes do 28 Patas Furiosas

Isabel Wolfenson é atriz, produtora e artista-orientadora. Graduada no Bacharelado em Artes Cênicas pela Escola Superior de Artes Célia Helena, dedica-se à pesquisa da linguagem teatral e desenvolvimento de ações formativas junto ao coletivo teatral 28 Patas Furiosas desde 2013 na cidade de São Paulo. Em 2018 integrou a curadoria e realizou a assistência de coordenação da primeira edição do mOno_festival.

Sofia Botelho é atriz, produtora, diretora e dramaturga. Atuou em espetáculos de companhias como Cia. Elevador Panorâmico de Teatro, mundana companhia, Cia. Livre e LABTD. Sofia é uma das integrantes e fundadoras do coletivo teatral 28 Patas Furiosas, e uma das idealizadoras do mOno_festival, atuando em sua Coordenação Geral desde a primeira edição em 2018.

Valéria Rocha é atriz e artista-educadora. Formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) no curso de Licenciatura em Artes Cênicas, e no curso de Formação de Atores da Escola Livre de Teatro de Santo André. É atriz e cofundadora do 28 Patas Furiosas e do Coletivo Quizumba - grupo no qual atuou por 10 anos - e do Núcleo Atômico, grupo de pesquisa de práticas artísticas e pedagógicas.


A 1ª edição do mOno_festival em 2018

Com o apoio do PROAC – FESTIVAIS, foi realizada em setembro de 2018 a primeira edição do mOno_festival. A partir da pergunta Qual o mínimo necessário para que uma ação artística aconteça?, foram apresentados 10 espetáculos solos (em dança, música, teatro e performance), um Mini-Cabaré, uma roda de conversa com as artistas e os artistas participantes, além de oferecidas ações formativas para a Escola Estadual Rui Bloem, localizada nos arredores do Espaço 28, parceira do grupo.
 

2º mOno_festival - CONVOCATÓRIA

DAS INSCRIÇÕES E RESULTADO: As inscrições deverão ser enviadas do dia 16 de março a 20 de abril de 2020, até 23h59, exclusivamente pelo email: curadoria.monofestival@gmail.com

DOS REQUISITOS: Este Edital é destinado a artistas (mais especificamente das linguagens de teatro, dança, performance ou música), podendo se inscrever produtoras, grupos e/ou artistas com comprovada atuação e/ou pesquisa continuada em todo território nacional.

PARA ACESSAR OS EDITAIS: bit.ly/monofestival

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Espaço 28, sede do coletivo teatral 28 Patas Furiosas

Rua Doutor Bacelar, 1219, bairro da Vila Clementino, São Paulo, SP.

Pin It