Teatro grátis O Buraco d'Oráculo no CDC Vento Leste

A Circulação-Residência do grupo O Buraco d’Oráculo retorna à zona leste, em agosto, em parceria com o coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. Com entrada franca, os espetáculos acontecem entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, no CDC Vento Leste (Clube da Comunidade), espaço abandonado pelo poder público, no Jardim Triana, região de Cidade Patriarca, que foi revitalizado por ações de diversos grupos, entre eles o Dolores Boca Aberta.

Para diversificar a programação e acolher de forma mais ampla os coletivos que atuam no CDC Vento Leste, o convite foi estendido à Cia. Canina de Teatro de Rua e Sem Dono para também compor a programação.

Portanto, a Circulação-Residência de agosto conta com cinco espetáculos: O Buraco d’Oráculo encena O Encantamento da Rabeca (dia 24/08), O Cuscuz Fedegoso (dia 25/08) e Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro! (dia 01/09); a Cia. Canina apresenta O Vendedor de Verdades (23/08); e Dolores Boca Aberta entra em cena com Cora e o Trabalho (dia 31/08).

A Circulação-Residência é parte do projeto Buraco 20 Anos: da (R)existência na Rua à Poesia em Cena, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo. Teve início em outubro de 2018, no Parque São Rafael, junto ao Grupo Rosas Periféricas; e em 2019, aportou em Cidade Tiradentes com o Circo Teatro Palombar, em Perus com o Teatro Pandora e no Campo Limpo com o Bando Trapos. O objetivo do Buraco d’Oráculo é promover uma circulação de teatro de rua, a partir do próprio repertório, em territórios de companhias parceiras e, juntos, comandarem um período de programação local.

Programação

Dia 23 de agosto. Sexta, às 19h
Espetáculo: O Vendedor de Verdades
Com Cia. Canina de Teatro de Rua e Sem Dono
Duração: 50 min. Classificação: 14 anos.
Sinopse: O Vendedor de Verdades é uma fábula da atualidade. Conta a história de uma palhaça que realiza uma saga pelo mundo para trocar uma verdade de mentira e receber seu dinheiro de volta. Baseado em um conto original, aborda assuntos contundentes - como o feminismo e o papel da mulher na sociedade; o consumismo e a ideologia mercantil - por meio do riso. Uma saga de palhaçaria épica e nonsense feita para a rua que questiona o que são as verdades e as maneiras como elas são criadas e vendidas. O espetáculo tem música ao vivo, improvisos e interação com o público. Ficha técnica: Texto: Adaptação de conto original de Laura Alves. Elenco: Igor Giangrossi, Laura Alves, João Victor e Tamy Dias. Direção: Tamy Dias. Roteiro, dramaturgia, figurino, cenário e músicas: Cia Canina.

 

Dia 24 de agosto. Sábado, às 19h
Espetáculo: O Encantamento da Rabeca
Com O Buraco d’Oráculo
Duração: 50 min. Classificação: Livre.
Sinopse: O Encantamento da rabeca conta histórias de transformações vividas por mulheres brincantes - que cantam, tocam, dançam e usam bonecos e máscaras com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino. Ficha técnica - Direção: Lu Coelho. Texto: Lu Coelho com colaboração de Pablo Dantas e Cleydson Catarina. Elenco: Lu Coelho e Nataly Oliveira.

 

Dia 25 de agosto. Domingo às 16h
Espetáculo: O Cuscuz Fedegoso
Com Buraco d’Oráculo
Duração: 50 min. Classificação: Livre.
Sinopse: Entre os quitutes vendidos por Dona Maria está um cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso, mas que não faz lá muito sucesso. Um belo dia, ela oferece a iguaria a um pedinte que, para não pagar pelo alimento, finge passar mal. Ficha técnica - Direção: Elizete Gomes. Texto: Edson Paulo. Elenco: Lu Coelho, Mizael Alves, Nataly Oliveira e Edson Paulo.

 

Dia 31 de agosto. Sábado, às 19h
Espetáculo: Cora e o Trabalho
Com Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes
Duração: 50 min. Classificação: 14 anos.
Sinopse: Esse estudo cênico traz um olhar do grupo sobre a materialidade. Debruçam-se sobre as próprias histórias, histórias de mulheres, mães, trabalhadoras e artistas em periferias, na tentativa de dialogar com tantas outras mulheres. A poeta Cora Coralina permeia universo do grupo e os influencia: Cora, uma artista envolta por sua condição material. Cora e o Trabalho é uma leitura poética sobre o feminino, a maternidade, o trabalho e os desejos, sem perder o olhar de classe. Ficha técnica: Direção: Gustavo Curado. Elenco: Erika Viana, Nica Maria e Tati Matos. Dramaturgia: Erika Viana, Nica Maria e Tati Matos - com colaboração de Tiago Mine. Figurino e cenário: Erika Viana, Nica Maria e Tati Matos. Iluminação: João Alves. Direção musical: Tita Reis. Músico: Fernando Oliveira e Fernando Couto.

 

Dia 1 de setembro. Domingo, às 16h
Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro
Com O Buraco d’Oráculo
Duração: 50 min. Classificação: Livre.
Sinopse: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro! é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando nos princípios da “cenopoesia” em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo. O Buraco d’Oráculo leva à cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética, mas também de forma contundente, tocando em temas do nosso cotidiano e de nossa sociedade. Ficha técnica - Texto: Ray Lima. Direção: Elizete Gomes. Elenco: Luiza Galavotti, Lu Coelho, Mizael Alves, Nataly Oliveira e Edson Paulo.

 

Serviço
Circulação-Residência / O Buraco d’Oráculo
Dias 23, 24, 25 e 31 de agosto e 1º de setembro
Horários: sexta e sábado (às 19h) e domingo (às 16h)
Grátis. Livre.
Espaço CDC Vento Leste - Clube da Comunidade Vento Leste
Rua Dr. Frederico Brotero, 60 - Jardim Triana / Cidade Patriarca. SP/SP.
Próximo à estação Patriarca de metrô.
Informações / Circulação - Residência: (11) 98152-4483
https://www.facebook.com/oburacodoraculo

Pin It