Lionel Fischer é o convidado do projeto Teatro Tônico

Ator, autor, diretor, professor e crítico teatral, Lionel Fischer é o convidado desta semana do projeto Teatro Tônico, ciclo de palestras sobre a história do teatro ocidental promovido pelo Tablado. O tema do encontro de sexta-feira (16) às 20h30 é “Uma Revolução sem Botas – grupos renovam a cena carioca, ainda cerceada pela ditadura” e Lionel dividirá a palavra com amigos especiais: os diretores, atores e produtores Moacir Chaves, Susanna Kruger, Gustavo Gasparani e Paulo Reis.

“A partir do famigerado março de 1964, todas as manifestações artísticas passaram a ser massacradas sob o abjeto taco da censura. No caso específico do teatro, incontáveis peças foram proibidas e as que conseguiram chegar à cena, em sua maioria, o faziam mutiladas ou então apresentavam enredos metafóricos, nem sempre compreendidos pelo público. Mas tal recurso, em muitos casos, era o único possível. No entanto, no final da década de 70, a cena carioca começou a exibir uma verdadeira revolução, tanto do ponto de vista formal quanto de conteúdo. Vários e diferenciados grupos surgiram e conseguiram exibir seus trabalhos, talvez por serem considerados inofensivos pelos detentores do poder. E nos anos 90, além do surgimento de novos grupos, vários encenadores se destacaram. Por questões de adequação ao tempo disponível, nosso foco recairá sobre a trajetória artística do diretor Moacir Chaves (que estará presente) e as realizações dos grupos Atores de Laura, Cia. dos Atores e Pessoal do Despertar, que estarão representados, respectivamente, por Susanna Kruger, Gustavo Gasparani e Paulo Reis”, adianta Lionel Fischer.

Teatro Tônico:
São 16 encontros temáticos, um por semana (sexta-feira, às 20h), voltados para profissionais e estudantes de teatro, professores e interessados em cultura em geral. Importantes nomes das artes cênicas como Cacá Mourthé, Geraldo Carneiro, Hamilton Vaz Pereira, Isabela Fernandes, Lídia Kosovski, Lionel Fischer, Tim Rescala, Renato Icarahy, Ricardo Kosovski, Pedro Sussekind, Ivan Fernandes, Antonio Guedes, Marina Vianna, Fátima Saad, André Gardel, Venício Fonseca, Elza de Andrade e Érika Rettl vão ministrar as palestras, toda sexta-feira, às 20h30, entre abril e agosto, com duração de 120 minutos.

Próximos encontros:
16 de agosto:  Uma revolução sem botas, com Lionel Fischer;
23 de agosto: O teatro hoje: o centro está em toda parte, com Pedro Kosovski e Marco André Nunes;
30 de agosto: A virada do Século xix para o Século XX, com Antonio Guedes e Fátima Saad.


Teatro Tônico – Ciclo de palestras sobre a história do teatro
Data: 16 de agosto, às 20h30
Tema: “Uma Revolução sem Botas – grupos renovam a cena carioca, ainda cerceada pela ditadura”
Palestrantes: Lionel Fischer e convidados
Local: O Tablado – Av. Lineu de Paula Machado 795, Lagoa.  Tel.: 2294 7847
Capacidade: 150 pessoas. Classificação etária: livre. Duração: 120 min
Valor: R$ 40 (cada palestra)
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Informações: (21) 2294 7847
Programação completa: www.otablado.com.br

Pin It