Canto Cidadão leva teatro a milhares de pessoas em hospitais

O programa sociocultural “Arte em todo Canto”, idealizado e produzido pela ONG Canto Cidadão, chega à sua quarta temporada tendo já beneficiado mais de 50 mil pessoas. Até novembro de 2017, a iniciativa levará teatro profissional gratuito a milhares de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde de cinco importantes hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo, entre eles o Hospital das Clínicas e a Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o diretor-fundador do Canto Cidadão e responsável técnico pelo programa, Felipe Mello, o objetivo é democratizar o acesso ao teatro e contribuir por meio de expressões artísticas para a melhoria das relações humanas entre pacientes, acompanhantes e profissionais no ambiente hospitalar. “Quanto melhores forem as relações humanas dentro do hospital, melhores serão os resultados dos tratamentos, inclusive em termos físicos”, explica.

O tema deste ano é “Entre palavras e atitudes, vontade”, e busca estimular, nos espectadores, a vontade de protagonizar bons encontros, dentro e fora dos hospitais. Para tanto, as seis cenas do repertório apresentam momentos alegres e afetivos, com trios de artistas que se revezam nas apresentações, que acontecem desde a recepção até a UTI das unidades de saúde. Em uma delas, por exemplo, “A menina e o pássaro encantado”, é inspirado em um conto de Rubem Alves, que fala sobre a liberdade e a própria necessidade de amar as coisas e as pessoas.

A temporada 2017 conta com o incentivo do ProacSP, o patrocínio da Air Liquide, a produção do Canto Cidadão e a realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura.

Sobre Canto Cidadão – ONG que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o protagonismo para sensibilizar e agir por meio de programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Suas atividades já beneficiaram diretamente mais de três milhões de pessoas. Site: www.cantocidadao.org.br

Sobre a Air Liquide – A Air Liquide Brasil é uma das maiores empresas de gases, tecnologias e serviços para a Indústria e a Saúde e também uma das 150 empresas mais inovadoras do País*, onde está presente desde 1945. Emprega mais de 1.200 profissionais, distribuídos em mais de 73 localidades que atendem a mais de 80% dos estados brasileiros. Inovamos em mais de 64 setores, da indústria até a saúde hospitalar e domiciliar, atendendo às crescentes demandas do país e as necessidades de nossos clientes com comprometimento de longo prazo. Em 2016, a receita da região das Américas correspondeu a 6,53 bilhões de euros, o que representa 36% do faturamento total do Grupo. *Conforme o ranking “Valor Inovação Brasil”.

Pin It