Grupo Giramundo promove workshops gratuitos no CCBB Rio

Conhecido e consagrado na cena teatral brasileira em seus quase 50 anos de atuação, o Grupo Giramundo, que está em temporada no Rio e Janeiro com o espetáculo “O Pirotécnico Zacarias”, promove dois workshops gratuitos no CCBB Rio. O primeiro é o Workshop de Produção com Marcos Malafaia, diretor da peça em cartaz no Teatro II, marcado para 8 de setembro (domingo, das 14h às 17h). Na semana seguinte, no dia 15 de setembro (domingo, das 14h às 17h), é a vez do Workshop de Direção e Interpretação com Epaminondas Reis, um dos diretores da trupe mineira.

Os workshops são voltados para atores, bailarinos, produtores, estudantes de teatro, de dança e interessados por arte, em geral. São apenas 20 vagas para cada domingo. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., enviando nome completo, idade, breve currículo e um telefone para contato. Todos participantes receberão um certificado.

 

O ESPETÁCULO “O PIROTÉCNICO ZACARIAS” 

Cinco contos, incluindo o homônimo do escritor mineiro Murilo Rubião (1916 – 1991), servem de inspiração para o espetáculo “O Pirotécnico Zacarias”, que o grupo Giramundo apresenta no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil entre 22 de agosto a 16 de setembro (de quinta a segunda, às 19h). Inédita no Rio, a montagem é resultado de uma nova vertente de trabalho da trupe mineira, que experimenta a combinação de diferentes linguagens, como cinema, animação, música, dança, máscaras, artes plásticas e teatro de objetos. No palco, bonecos contracenam com atores e vídeos adaptando os contos do autor considerado um dos mais significativos da literatura fantástica no Brasil numa espécie de “nova ópera”, caracterizada pelo hibridismo midiático.

Apesar de trazer uma experimentação no campo da linguagem e na construção de cena, a peça mantém o rigor metodológico e a atenção estética adotados pela companhia desde a década de 70. A dramaturgia foi construída a partir da costura dos contos “O Pirotécnico Zacarias”, “O Ex-Mágico da Taberna Minhota”, “Teleco, o Coelhinho”, “O Bloqueio”, “Os Comensais”, todos interligados pela figura central de Zacarias, protagonista do espetáculo. Uma fábula sobre o homem contemporâneo, um herói Muriliano que, mesmo sendo mágico, é incapaz de mudar a realidade, ou mesmo de compreender sua posição nela.

 “O Pirotécnico Zacarias” estreou nacionalmente no CCBB Belo Horizonte em março deste ano e, entre abril e junho, foi encenado no CCBB São Paulo. Depois da temporada carioca, o espetáculo seguirá para unidade Brasília do Centro Cultural. Serão, ao todo, 107 apresentações da montagem, a maior turnê da história do grupo Giramundo desde a sua fundação, em 1970.

 

SERVIÇO
Workshop de Produção, com Marcos Malafaia
Data: 8 de setembro (domingo), das 14h às 17h
Workshop de Direção/Interpretação, com Epaminondas Reis
Data: 15 de setembro (domingo), das 14h às 17h
Inscrições gratuitas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Espetáculo: “O Pirotécnico Zacarias”
Temporada: de 22 de agosto a 16 de setembro.
Apresentações: de quinta a segunda, às 19h.
Local: CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro) – Teatro II
Informações: (21) 3808-2020.
Capacidade: 116 lugares. Recomendação etária: 14 anos.
Duração: 70 minutos.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj
instagram.com/bancodobrasil
SAC 0800 729 0722 – Ouvidoria BB 0800 729 5678
Deficientes Auditivos ou de Fala 0800 729 0088

Pin It