“Calculo Ilógico” - Jessika Menkel estreia monólogo, definido como poesia cênica

foto: Felipe O’Neill

A matemática é utilizada em metáforas nessa peça teatral, em que a atriz Jéssika Menkel se apropria de uma dor pessoal (a perda do irmão) e tenta simplificar esse sofrimento através de cálculos e fórmulas, num texto intrigante e bem amarrado, em que o público embarca em emoções desmedidas. “É possível explicar a vida e o que a gente sente através dos números?”, questiona a obra em determinado momento.

“Calculo Ilógico” mistura a história pessoal da autora/atriz, com ficção, mostrando toda a inquietação que cerca a nós, humanos, quando nos deparamos com o fim. “Busquei na matemática uma forma de contar também a história sobre a perda do meu irmão”. Vale esclarecer que os números nunca foram o forte de Jessika, que teve que pesquisar e estudar mais termos sobre o assunto.

“Eu diria que o mais genial do texto é a ficção. A base é uma dor verdadeira da autora, que, associada à criatividade, à inteligência e ao talento dela, produziu uma poesia cênica”, afirma o diretor Daniel Herz.

Sinopse

Em um flash a personagem Ella nos apresenta seu universo numérico buscando uma nova perspectiva para ver o mundo. Relembra, revive e calcula acontecimentos. Expõe nos números a eliminação errada do seu irmão D+1. Enxerga a vida através de uma lógica matemática, calcula a probabilidade dos acontecimentos e busca razões nos números e nas fórmulas para explicar um cálculo chamado VIDA.

DANIEL HERZ
Sobre o diretor:

Daniel Herz é diretor, professor, ator e autor. É fundador e diretor artístico da Companhia Atores de Laura. Seus últimos trabalhos como diretor foram a ópera Mozart e Salieri (de Rimsky-korsakov) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ubu Rei, de Alfred Jarry, no Teatro OiCasagrande com Marco Nanini, Rosi Campos e os Atores de Laura no elenco, Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues e Fulaninha e Dona Coisa, de Noemi Marinho.

Entre os prêmios e indicações que recebeu destacam-se, Prêmio Coca- Cola de Teatro Jovem na categoria melhor direção pelo espetáculo “Romeu e Isolda”, Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem nas categorias de melhor direção, melhor texto e melhor espetáculo por “Decote” e Prêmio Qualidade Brasil na categoria de melhor direção por “As artimanhas de Scapino”, indicação para o Prêmio Shell de melhor direção pelo espetáculo “As artimanhas de Scapino”, indicação para o Prêmio Shell de melhor direção pelo espetáculo “Adultério”.

Prêmio Orilaxé de melhor direção pelo espetáculo “O filho eterno”. Indicado para o Prêmio Cesgranrio de melhor direção pelo espetáculo “As Bodas de Fígaro” e para o Prêmio Cepetin de melhor direção pelo espetáculo “Fonchito e a lua”. Indicação para o Prêmio APTR e Prêmio FITA de melhor direção pelo espetáculo “A importância de ser perfeito”, de Oscar Wilde.

JÉSSIKA MENKEL
Sobre a atriz e autora

Formada em Artes Cênicas pela CAL - Casa das Artes de Laranjeiras atualmente está no oitavo período da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Entre seus últimos trabalhos está o espetáculo “Meu nome é Ernesto!”, com direção do Felipe Fagundes. A montagem conquistou 27 prêmios em festivais pelo Brasil, sendo 9 prêmios na categoria Melhor Atriz. Jéssika Menkel também foi indicada na mesma categoria no site Botequim Cultural, concorrendo ao lado de atrizes como Marieta Severo, Zezé Polessa e Suzanna Faini.

Outro destaque em seus trabalhos é o espetáculo curto “A Pastora do Lixão”, com direção de Thiago Greco que conquistou 10 prêmios em festivais, sendo 4 na categoria Melhor Atriz.


Ficha Técnica:

Direção: Daniel Herz
Assistente de Direção: Gabriela Checchia e Tiago Herz
Texto e Elenco: Jéssika Menkel
Cenário e Figurino: Thanara Schonardie
Assistente cenário e figurino: Natália Fonseca
Iluminação: Aurélio de Simoni
Preparação Vocal: Jane Celeste
Direção musical: Éric Camargo
Design gráfico: Bruno Niquet

Assessoria de Imprensa: MNiemeyer
Produção local: Rita Chaves

LOCAL: TOP Teatro

R. Rui Barbosa, 201 - Bela Vista, São Paulo - SP
Temporada: 06 a 28 de Outubro
Horários: Sábado: 21h / Domingo: 19h
Valor dos ingressos: R$ 40 – Inteira / R$ 20 – Meia
Formas de pagamento: Débito, crédito e dinheiro
Duração do espetáculo: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre
Telefone do teatro: (11) 2309-4102

Pin It