´Cyrano´ chega a São Paulo após temporada no Rio

A carioca Karen Acioly, após mais de 25 anos de carreira, tem pela primeira vez um espetáculo encenado em São Paulo: ela é a diretora de Cyrano, adaptado para jovens por Denise Crispun, a partir do clássico teatral Cyrano de Bergerac, do francês Edmond Rostand, que estreia em 18 de abril, sábado, a partir das 16h, no Tuca (Teatro da Universidade Católica), rua Monte Alegre, 1024, em Perdizes.

 

 

 

Divulgação

 

 

 


No elenco, Maurício Machado é o sensível e muito narigudo protagonista, apaixonado pela bela Roxanne, interpretada por Mel Lisboa, que é conquistada pelo atraente Cristiano, vivido por Eduardo Pelizzari. O ator Tadeu Mello é o coringa, interpretando diversos personagens: Conde de Guichê, Ragueneau, Aia, Capelão, Sentinela e Narrador.
 
O espetáculo tem a consultoria artística de Bibi Ferreira; direção de arte, cenário e figurinos de Maíra Knox; músicas e direção musical de Alexandre Elias; iluminação de Daniel Galván; desenhos animados e técnica de animação de Andrés Lieban.

A montagem de Cyrano, o texto de 1897 que saiu dos palcos franceses para aclamação mundial, se insere nas comemorações do Ano da França no Brasil. A produção e realização são da Manhas  e Manias de Eventos. Patrocínio da Renault.

Cyrano é uma comédia heróica, cheia de ação e que exalta sentimentos nobres como o amor, a capacidade de renúncia, o cavalheirismo, a grandeza da alma e a importância dos sentimentos.

“Encenar um clássico como este nos dias de hoje é um desafio e um grande prazer. Ao transformar em linguagem atual uma história comovente, escrita há mais de cem anos procuramos recriar com o olhar de hoje o clima de uma época, em que o verso e a espada representavam a essência da humanidade”, afirma a diretora Karen Acioly.

Para a autora Denise Crispun, “escrever para crianças é um prazer e também uma imensa responsabilidade. É preciso encontrar as palavras certas, o tempo dramático adequado e a história que encante para alcançar a mente e a emoção dessa platéia. Os clássicos que se perpetuam em nossa memória trazem sempre um aprendizado, uma lição de vida. Cyrano transcende seu tempo, seu país de origem e até hoje toca nossos corações.”

A montagem fez sucesso no Rio e chega à São Paulo com atores conhecidos do público: Mel Lisboa (que estréia em teatro infantil nessa produção), Eduardo Pelizzari (o Tozé de ‘Negócio da China’), Tadeu Mello (o Tatá de ‘A Turma do Didi’) e Maurício Machado (que em teatro infantil atuou e produziu ‘O Corcunda de Notre Dame’, ‘Gulliver’ e ‘O Mistério do Fantasma Apavorado’ e foi indicado por sua atuação em ‘Cyrano’ ao Prêmio Zilka Salaberry do Rio de Janeiro de melhor ator de 2008).
 
Pin It