Documentário sobre estilista britânico, ‘McQueen’ chega ao streaming

A curta e emocionante vida do estilista britânico Alexander McQueen, morto em 2010, é eternizada nos cinemas com ‘McQueen ’, documentário exclusivo em vídeo on demand e que estreia nesta semana no Brasil. O filme já está disponível nas plataformas iTunes/Apple TV, NOW, Google Play, YouTube e Vivo Play.

Dirigido e produzido por Ian Bonhôte (‘Uma Corrida Pela Vida’) e Peter Ettedgui, ‘McQueen’ busca captar a alma transgressora e o espírito libertador do estilista. Afinal, nascido e criado em um bairro operário de Londres, tudo indicava que seu futuro seria parecido com o do pai, motorista de táxi. Mas acaba se tornando um dos artistas mais originais de seu tempo.

Com isso, o longa pinta um retrato emocionante da vida e da personalidade complexa de McQueen, criador de visuais tão fascinantes quanto sinistros. Desde seu aprendizado em um alfaiate até sua morte aos apenas 40 anos, o filme quebra as regras da narrativa documental com seu mosaico de fragmentos autônomos filmados em diferentes estilos.

O que se encontra aqui, assim, é uma mistura de momentos e emoções. Há trechos de sua vida pública, sempre vista e debatida nas aparições que fazia; profissional, com desfiles históricos da Givenchy, como os robôs pintando vestidos na passarela; e pessoal, no dia a dia, com filmagens caseiras e inéditas que mostram facetas nunca antes reveladas.

Fãs de moda, assim, vão encontrar um material fértil e inusitado sobre o estilista britânico, que inspirou e inspira a indústria da moda até os dias de hoje, 10 anos após sua morte.

O filme chega ao streaming depois de uma bem sucedida carreira entre festivais e prêmios. Dentre outras passagens, foi indicado ao BAFTA ("o Oscar inglês") e ao Festival de Tribeca.

Sinopse:

‘McQueen’ é uma visão pessoal da extraordinária vida, carreira e arte do designer Alexander McQueen. Por meio de entrevistas exclusivas com seus amigos e familiares mais próximos, arquivos recuperados, ‘McQueen’ é uma autêntica celebração e um retrato emocionante de um visionário da moda inspirado e torturado, até morrer precocemente aos 40 anos. O filme é dirigido por Ian Bonhôte e co-dirigido e escrito por Peter Ettedgui.

Ficha técnica:

MCQUEEN

Título original: McQueen

Gênero: Documentário

Plataformas: Apple TV (iTunes), NOW, Google Play, YouTube, Vivo Play

Preço: partir de R﹩14,90 (aluguel)

Ano: 2020

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 101 min

País: Reino Unido

Direção: Ian Bonhôte e Peter Ettedgui

Pin It