Theatro Municipal comemora centenário com grande festa

Felipe Sil / JT

Um dos palcos mais charmosos e históricos do Brasil completa 100 anos com uma festa que faz jus ao Theatro Municipal do Rio. Inaugurado em 1909, no dia 14 de julho, o local tornou-se rapidamente o centro da atividade lírica e teatral da então capital do País. Hoje, é uma das maiores atrações turísticas da cidade. Fechado desde outubro de 2008 para obras de restauração e modernização, com previsão de término para novembro deste ano, o teatro terá seu centenário comemorado na data de seu aniversário com muita dança e música em um grande palco armado na Cinelândia, além de uma grande exposição, montada no interior do prédio, que lembrará os principais momentos da casa.

A celebração, patrocinada pelo Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Estado de Cultura, começa pela manhã, quando o público terá acesso ao interior do Theatro Municipal para ver a exposição que reúne fotos de seus grandes momentos, além de documentos, programas e gravações. Às 14h, começam as apresentações da Orquestra Sinfônica, Coro e o Ballet do Theatro Municipal.

As principais estrelas do Corpo de Baile do Theatro Municipal estarão presentes, incluindo a consagrada bailarina Ana Botafogo. A programação terá trechos de “Floresta Amazônica”, “O Corsário” e “Coppelia”. Já às 20h, com a presença de dois importantes nomes da música lírica internacional, o tenor argentino Marcelo Álvarez e a soprano coreana Sumi Jo, o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro irão interpretar um repertório franco-brasileiro, com regência do maestro Roberto Minczuk. O objetivo do programa é lembrar as origens do histórico prédio, nascido no florescer da república brasileira e inaugurado no dia da celebração da queda da Bastilha. É também uma homenagem ao Ano da França no Brasil, comemorado esse ano.

A comemoração pelo centenário de um centro de cultura tão importante para o Rio de Janeiro mexeu com políticos e autoridades. “Foi um instrumento fundamental de emancipação do povo. O Theatro Municipal é uma jóia da coroa do Rio de Janeiro. Comemorar o seu centenário é comemorar história e emancipação com o prazer que o Theatro gera ao nosso povo”, festeja o governador do Rio, Sérgio Cabral.

A secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, também não cansou de tecer elogios ao prédio histórico. “O Theatro Municipal é um pilar da cultura brasileira e poder comemorar seu centenário com uma reforma histórica, que o devolverá a seu viço original, é também uma forma de homenagear o trabalho de todos os artistas que trabalharam ou trabalharão no teatro e de presentear o público do Rio de Janeiro”, celebra.

A celebração do centenário do Theatro Municipal conta, também, com os lançamentos de uma moeda e um selo comemorativo da data. Diversos funcionários da casa serão homenageados por serviços prestados em uma cerimônia que contará com a presença dos atores Sergio Britto e Fernando Eiras.

“É uma honra e um presente estar à frente do Theatro num momento tão importante de sua história, conduzindo uma obra que vai devolver ao Municipal toda a nobreza que ele tem e que merece ter intacta. É muito bom poder estar ao lado da equipe bárbara que tenho aqui, essencial para que eu possa executar tarefas tão importantes, não só na parte da programação, mas como todo o trabalho de restauração, que é muito delicado. É um orgulho estar aqui neste centenário. Agradeço a secretária Adriana Rattes e o governador por terem entregue a jóia da coroa em minhas mãos”, diz Carla Camurati, presidente da Fundação Theatro Municipal.

No momento, o teatro passa não só por uma reforma em sua parte estrutural (hidráulica, elétrica, etc), como também por uma grande modernização. A ideia é reabrir o Theatro Municipal para o público, em novembro, com todo o charme centenário do prédio intacto, mas com um atendimento ao público e aos artistas dignos do atual século.

 

Previous Noite de gala no teatro brasileiro
Next Adaptação de Nelson Rodrigues estreia no Rio de Janeiro

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Cidade das Artes

Custou dinheiro e tempo, porém…

da Redação 0 Comments

Marcelo Várzea representa os atores na série de entrevistas

Do “Rock in Rio – Musical” para o JT no dia do teatro 

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!