Fortuna e Monges Beneditinos fazem apresentação gratuita em teatro de Curitiba

O projeto “Obrigado Paraná”, da Federação Israelita do Paraná, promove dois eventos musicais em novembro para comemorar os 120 anos da Imigração Judaica no Paraná. O primeiro deles será o espetáculo musical Caelestia, da cantora Fortuna com o coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, que será no dia 21 de novembro, no Teatro Guaíra, com entrada gratuita.

Já o segundo será uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná com condução do maestro húngaro Janos Acs e participação da solista Tânia Guarnieri, ao violino. O concerto será no dia 25 de novembro, também no Teatro Guaíra.

“Queremos manifestar o reconhecimento da comunidade judaica à sociedade curitibana e paranaense pela acolhida dos imigrantes judeus”, afirma Manoel Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná.

Fortuna

No show, são interpretadas canções ladinas e gregorianas, que falam de mudanças históricas, da vida errante, das festas, das dores e alegrias dos povos, em um diálogo musical e inter-religioso com os Monges Beneditinos.

Fortuna é cantora e compositora brasileira. De origem judaica, é pesquisadora do cancioneiro ladino desde 1992 e tem uma proposta única, unindo música, dança e dramaturgia na recriação de um riquíssimo legado cultural. O ladino, dialeto judeu-hispânico, é o idioma dos sefaraditas, os judeus de Sefarad, nome hebraico da Península Ibérica. Atualmente, Fortuna tem 7 CDs e 2 DVDs gravados, somando quase 100 mil cópias vendidas. Na década de 1980, enquanto encenava suas primeiras peças, compôs um repertório de canções em parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.

A apresentação com os Monges ocorre desde 2001, em um diálogo inter-religioso que mistura o canto gregoriano com canções judaicas. Os Monges Beneditinos mantêm a tradição de composições inalteradas por mais de mil anos.

Previous 14º Cultura Inglesa Festival está com inscrições abertas
Next Sesc apresenta teatro de bonecos em Taubaté

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Vitrine Cultural abre 2009 com quatro peças no Teatro Imprensa

Projeto de formação de público entra em nova fase.

da Redação 0 Comments
da Redação 0 Comments

Theatro Net Rio apresenta o espetáculo “Roleta Russa”

Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – aparentemente sem problemas – a participar de uma roleta russa? Depois de

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!