Teatro Novelas Curitibanas apresenta espetáculo de João Luiz Fiani

Com texto e direção de João Luiz Fiani e participação do ator Marino Jr., o espetáculo “Desejo na Rua das Flores” é o cartaz do Teatro Novelas Curitibanas. O texto é baseado em observações da dupla sobre o comportamento do homem curitibano – suas dúvidas, sonhos, desejos, medos e angústias em relação ao presente e projeções para decisões de vida em curto prazo.

“Desejo na Rua das Flores” mostra um homem solitário, sentado em um banco de praça, no centro de uma grande cidade moderna, a observar o movimento à sua volta. Entre uma situação trágica e outra cômica, surgem mulheres que lhe chamam a atenção. Fiani constrói uma narrativa de maneira informal e coloquial, que pretende aproximar o espectador das situações vividas pelo protagonista.
A ideia inicial da criação está fundamentada na observação do autor da grande quantidade de textos desenvolvidos acerca das problemáticas femininas em detrimento das masculinas. Segundo Fiani, pode-se afirmar que a história da dramaturgia do teatro brasileiro do século XX é uma história marcada pelo matriarcado, na qual a maioria dos grandes autores, de Nelson Rodrigues a Miguel Falabella, aponta suas armas para o universo feminino. Pensando sob esse prisma, o autor resolveu tentar reverter um pouco essa história.

Com objetivos claros de contemporaneidade, inspirados por um mundo onde cada vez mais esses dois polos (o masculino e o feminino), paradoxalmente, ao mesmo tempo em que se distanciam atraem-se cada vez mais, o autor propõe um texto no qual um universo (o feminino) é analisado e ponderado sob o ponto de vista do outro (o masculino). Essa análise não é focada apenas no ângulo das dicotomias de ambos (o sexual), mas também o passional, o social, e até mesmo o político.
Essa proposta aparece em outros textos de João Luiz Fiani, como Boca Maldita, Homem Não Chora, O Último Beijo e Nem tudo são Flores. A mulher é um dos centros de atenção desse turbilhão de questionamentos, mas ela é agente passiva, apenas a mola motriz para desencadear os pensamentos e desejos do protagonista. “Desejo na Rua das Flores” foi um dos textos selecionados pelo Edital Oraci Gemba em 2007, do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba.

Serviço:
“Desejo na Rua das Flores”. Texto e direção de João Luiz Fiani, com Marino Jr.
Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222)

Data e horário: até 31 de maio, na sexta-feira e no sábado, às 21h; domingo, às 19h
Ingressos: 1 lata de leite em pó

Informações: (41) 3321-3358

Previous 4a. edição da mostra "Movimento e Palavra" tem mais um encontro
Next Temporada da “Ópera do Malandro” se encerra neste fim-de-semana em Porto Alegre

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

“Capivara na luz trava” fala de desejo e medo humano no Teatro Glaucio Gill

  O Massa Grupo de Teatro está em cartaz com seu primeiro espetáculo no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana , no Rio de Janeiro. “Capivara na luz trava” fala de

da Redação 0 Comments
da Redação 0 Comments

“Café em Cena” promove o “III Concurso Nacional FETAERJ de Dramaturgia – Prêmio João Siqueira

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura e a Federação de Teatro Associativo do Estado de Janeiro realizam o 3º Concurso Nacional FETAERJ de Dramaturgia – Prêmio João Siqueira, no Teatro Municipal Café Pequeno, através do projeto de residência artística FETAERJ Café em Cena.

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!