Ser humano: o denominador comum

Ser humano: o denominador comum

Felipe Sil / Jornal de Teatro

Culturas diferentes e o mesmo ser humano como denominador comum. Estreou dia 22 de setembro, no Teatro Artur Azevedo, em São Luís (MA), a turnê mundial de “Meia Lua”, com direção artística de Bouba Landrille Tchouda e dramaturgia de Guy Bolly. Os franceses se uniram à companhia maranhense Arte e Rua e emprestaram à já evoluída desenvoltura dos artistas locais um pouco mais da técnica europeia.

Apesar da concepção de arte diferente entre os dois povos, a híbrida obra conseguiu emocionar o público em sua primeira apresentação. Com um cenário simples (apenas lua e estrelas), a peça parece insistir na ideia de que a correria e os desencontros do cotidiano não conseguiram ainda eliminar os mistérios e o desejo da humanidade de contemplá-los com curiosidade. Os artistas no palco, através de movimentos leves e expressivos, parecem brincar com a gravidade sob o ritmo incansável do hip hop.

A diretora da Aliança Francesa no Maranhão, Émilie Jacament, lembra que o espetáculo resulta de um envolvimento que já dura 15 anos entre a companhia francesa Malka e os artistas brasileiros. “É uma intensa parceria onde a dança quebra barreiras e ultrapassa fronteiras. ‘Meia Lua’ é uma criação mista que simboliza bem o objetivo do ano da França no Brasil”, afirmou.

O espetáculo conta com o apoio da Aliança Francesa de São Luís, da Região Rhône-Alpes, do Ministério da Cultura e Comunicação da França, da CulturesFrance, do governo do Maranhão e Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão.

 

Previous Festival internacional Novadança acontece no final do mês
Next Funarte lança cinco editais de artes cênicas em SP

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Espetáculo Compadre de Ogum celebra aniversário de Salvador no Teatro Vila Velha

Montagem foi um dos destaques do teatro baiano em 2014, rendendo a Edvard Passos o Prêmio Braskem de Teatro de melhor direção, além de outras cinco indicações

da Redação 0 Comments

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!