Thiago Pondé Projeto promove oficinas gratuitas de Voz, Percussão e Mixagem/Discotecagem

Projeto promove oficinas gratuitas de Voz, Percussão e Mixagem/Discotecagem

Estão abertas até dia 15 de abril as inscrições para as oficinas de Voz, Criação Percussiva e Mixagem/Discotecagem do projeto Curto Circuito Sonoro, que serão realizadas nos meses de abril, maio e junho no Teatro Castro Alves, conduzidas por profissionais da Música como Thiago Pondé, Illa Benício e Jerônimo Sodré.

A primeira parte do projeto acontece de 25 a 29 de abril, das 09h às 12h, com mostra de resultados no dia 30. A segunda e terceira etapa do projeto acontecem, respectivamente, de 23 a 28 de maio e de 30 de maio a 04 de junho. A iniciativa conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de espaços culturais.

Com duração de uma semana a cada mês, as Oficinas terão seus resultados apresentados aos sábados, em mostras artísticas que contarão com a direção do experiente Diretor Musical Jarbas Bittencourt. As inscrições podem ser realizadas através do site www.curtocircuitosonoro.com.

As oficinas estão abertas para pessoas de todas as faixas etárias, com idade mínima de 16 anos. O público alvo, como explica Thiago Pondé, que assina a Direção Artística do Curto Circuito Sonoro, são os alunos secundaristas de escolas públicas estaduais e jovens moradores de bairros populares. “Queremos oferecer a esses jovens a imersão em um espaço colaborativo de formação e criação em música, com foco em oficinas e mostra de resultados, que nessa primeira edição propõe atividades voltadas para a linguagem de voz, percussão e mixagem/discotecagem, ocupando durante três meses o Vão Livre do TCA, espaço não convencional do maior aparelho cultural do estado”, pontua Thiago.

O Curto Circuito Sonoro pretende destacar a produção cultural da cidade, representada por diversos bairros, possibilitando experimentações com públicos diferentes através de diferentes linguagens sonoras. As mostras, em formato de Pocket Show, prometem reunir não só dos participantes das oficinas, mas também artistas convidados, que serão anunciados posteriormente. Todas as atividades são gratuitas e as mostras abertas ao público. O Curto Circuito Sonoro é um projeto da Sena Produções Culturais e da Cena Tropifágica, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Programa das Oficinas do Curto Circuito Sonoro

Oficina de Voz com Thiago Pondé – A oficina de voz pretende aliar expressividade vocal às narrativas possíveis em música e teatro, a partir de exercícios focados em fundamentos como respiração, projeção, impostação, articulação e interpretação. Estão previstas também dinâmicas e jogos experimentais para aplicação vocal em canções brasileiras e textos teatrais.

Sobre Thiago Pondé – Thiago Pondé é Cantor formado pela Escola Baiana de Canto Popular (2008-2010) e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2006-2012). Idealizador e diretor artístico dos projetos Atuar Música (2008), Cena Tropifágica (2011), O Jardim de Humberto Porto (2014) e Bahias Intemporais (2016). Já foi membro do grupo de palhaçaria Nariz de Cogumelo (2007), e atuou no espetáculo musical “50 Anos Esta Noite” (2011). Ministra oficina de voz voltada para expressividade vocal nas artes.

Oficina de Mixagem/Discotecagem por Jerônimo Sodré – A Oficina de mixagem/discotecagem pretente passar informação e conhecimento sobre as técnicas de mixagem, na prática, conhecendo alguns dos principais equipamentos utilizados pelo DJ (Disc Jockey), buscando uma narrativa que possa dialogar com outros elementos/instrumentos da música.

Sobre Jerônimo Sodré – DJ, produtor inquieto e pesquisador, Jerônimo já tocou em conceituadas festas em casas eletrônicas do Brasil como D.edge, Lions, Madame Satã, Trackers e foi residente da festa Galaxie no Clube Gloria. Sua carreira começou como produtor de festas em Salvador (BA), onde contribuiu para o crescimento da cultura de música eletrônica levando DJs do circuito Rio – São Paulo ou seja, um verdadeiro antídoto à cultura da terra do axé. Atuante desde 2002, já tocou house, electro, minimal e outras linhas do low bpm. Residiu em São Paulo, entre 2006 e 2009 e na capital baiana é idealizador do projeto Hi.LO, que aproxima a música eletrônica da fotografia, da performance e do vídeo mapping.

Oficina de Percussão com Illa Benício – A Oficina de Percussão visa aliar o aprendizado de técninas percussivas à sua aplicação numa estrutura teatral e transdisciplinar de multilinguagens cênicas. Para tal realização, serão trabalhados ritmos da cultura popular brasileira e mundial, onde serão ensinados diversos instrumentos, técnicas, prática de conjunto e improvisação buscando-se o diálogo com as demais linguagens: voz e música eletrônica (oficinas que estarão sendo ministradas paralelamente) no processo de construção de um espetáculo, como conclusão do curso.

Sobre Illa Benício – Depois de passar a adolescência percorrendo a noite soteropolitana com diversas bandas, Illa iniciou seus estudos de percussão erudita em oficinas da UFBA, resultando em seu ingresso da Orquestra Jovem Dois de Julho, do Neojibá, atuando como percussionista e professora do Núcleo Mirim. Integra desde 2008, como percussionista, a banda Samba das Moças, formada exclusivamente por mulheres. Em 2013, gravou e coproduziu o seu primeiro disco autoral intitulado “Flor de Xangô”, ao lado de Júlio Caldas e Richard Meyer, sendo indicada com a música “E o que Virá?!” à categoria de melhor voz no Prêmio Caymmi de Música, em 2015.

Jarbas Bittencourt | Direção Musical
Cantor, compositor, arranjador e produtor musical, Jarbas Bittencourt é responsável pela direção musical de mais de 100 espetáculos de teatro e de dança nos últimos 20 anos, assina também a Direção Musical do Bando de Teatro Olodum (BA), da Cia dos Comuns (RJ) e da Cia dos Arteiros (RJ).
Curto Circuito Sonoro – Espaço de formação e criação em música
Oficinas de Voz, Criação Percussiva e Discotecagem
Com Thiago Pondé, Illa Benício e Jerônimo Sodré

Quando:
ABRIL – Oficinas: 25 a 29/04 das 09h às 12h (manhã)
Sala Polivalente | Sala Cia de Teatro | Vão Livre TCA
Mostra artística: 30/04 – Vão Livre TCA

MAIO – Oficinas: 23 a 27/05 das 09h às 12h (manhã)
Sala Polivalente | Sala Cia de Teatro | Vão Livre
Mostra artística : 28/05 – Vão Livre TCA

MAIO/JUNHO – Oficinas: 30/05 a 03/06 09h às 12h (manhã)
Sala Polivalente | Sala Cia de Teatro | Vão Livre
Mostra artística: 04/06 – Vão Livre TCA

Inscrições gratuitas até 15 de abril: www.curtocircuitosonoro.com

Informações a imprensa: Isa Lorena – Comunicação Criativa: (71) 99329-6389/ Isalorena.ascom@gmail.com

Previous Terceira edição do Quartas de Humor terá Felipe Neto
Next "Laio & Crísipo" tem apresentações no Gamboavista

About author

Editor review

Summary

Estão abertas até dia 15 de abril as inscrições para as oficinas de Voz, Criação Percussiva e Mixagem/Discotecagem do projeto Curto Circuito Sonoro, que serão realizadas nos meses de abril, maio e junho no Teatro Castro Alves, conduzidas por profissionais da Música como Thiago Pondé, Illa Benício e Jerônimo Sodré.

You might also like

Cursos 0 Comments

Inscrições abertas para o curso técnico de Teatro do Célia Helena Centro de Artes e Educação

O Teatro-Escola Célia Helena, dirigido pela atriz e diretora de teatro, Lígia Cortez, está com as inscrições abertas para o processo seletivo de seu Curso Técnico de Teatro, com acesso

Cursos 0 Comments

Curso de arte circense para crianças

Casa Cultural Tony Petzhold oferece curso de Arte Circense para Crianças a partir de abril

Cursos 0 Comments

Oficina com Pedro Brício

Nos dias 24, 25 e 26 de abril no Teatro Ipanema, workshop com Pedro Brício

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!