Yaperi_aquilo que flutua

  A Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio do programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica apresentam o espetáculo “Yaperi_aquilo que flutua”, uma concepção artística da Peneira, em intercâmbio com a Cia Código de Artes Cênicas. 

A estreia será em Japeri, no dia 19 (sábado), às 19h, na Avenida Leni Ferreira, s/nº, no Centro da cidade, e haverá ainda uma encenação em Bangu, na Zona Oeste do Rio, no dia 27 (domingo), às 18h, na Praça Guilherme da Silveira, s/nº. Todas as apresentações são gratuitas. 

Neste trabalho, experiências e memórias são vivenciadas durante um longo trajeto em direção a terra de Yaperi, lugar marcado por encontros, disputas e atravessamentos. À partir do deslocamento pela cidade e a construção de narrativas, a peça desvela lendas, imagens e personagens do imaginário popular. Tal pesquisa faz parte de uma investigação estética da Peneira, através do projeto Teatro e as narrativas do território, que vem buscando por intermédio da arte-comunidade, possibilidades de experienciar processos coletivos que perpassam pelo contato com a urbe, o corpo e a palavra.

“Num momento de crise, sobretudo dessa crise social e representativa que nos mostra agressivamente o quão assimétrica é a nossa sociedade, estamos propondo para as ruas um tipo de teatro que discute as nossas inquietudes, e leva para a cena as histórias, e os personagens do dia a dia”, revela a atriz Michele Lima Pereira. 

Fazem parte do elenco, Alex Teixeira, Carol França, Débora Crusy, Jorge Braga Jr., Luiz Fernando Pinto, Michele Lima Pereira, Nil Mendonça e Rita Diva. 

Grupos se encontrarão em festival de Portugal​​

Em setembro, as pesquisas artísticas comunitárias da Peneira e da Cia Código de Artes Cênicas serão apresentadas na cidade do Porto, em Portugal, durante o Encontro Internacional de Arte e Comunidade (MEXE).

Os atores Alex Teixeira e Luiz Fernando Pinto, da Peneira, vão representar o grupo, falando sobre o artigo “Sarau do Escritório - O maior espaço de coworking artístico do Rio”, e o ​doutorando de artes cênicas da Unirio, Jorge Braga, do Código, mostra seu trabalho acadêmico, intitulado “História e perspectivas do Teatro em Comunidades da Baixada Fluminense”.

Ao longo do mês de setembro, os integrantes da Peneira também irão excursionar pelas cidades de Évora, Lisboa, Coimbra e Porto, realizando o workshop “Teatro e sua arte pop_corpo e cidade”, e edições itinerantes do Sarau do Escritório, evento mensal que acontece há quatro anos no bairro da Lapa, região central do Rio, e que já passou por municípios da Baixada Fluminense, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.   

Sobre a Peneira

A Peneira é uma organização multicultural criada no Rio de Janeiro em 2010, e que busca possibilidades estéticas em suas variadas ações no campo da indústria criativa. Atuando com teatro, através da combinação de linguagens, propõe processos artísticos e estratégias de viabilização, mobilização e metodologias propulsoras para transformações culturais e sociais.

Sobre a Cia Código de Artes Cênicas

Criada em 2005 na cidade de Japeri a partir de oficinas de qualificação artística com o grupo Nós do Morro através do projeto Tempo Livre, realizado pelo Sesc Rio, a Cia Código de Artes Cênicas é uma das ações do Grupo Código, e consiste em uma das companhias mais consolidadas da região, com um trabalho continuado de pesquisa de linguagem que resultou na criação de sete espetáculos em seus 12 anos de existência.

É uma das principais articuladoras da Rede Baixada Em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017, na categoria Inovação.

 

Serviço:

Yaperi_aquilo que flutua (60min)

Datas, horários e locais:

Sábado, 19/08, às 19h - Avenida Leni Ferreira, s/nº - Centro/Japeri

Domingo, 27/08, às 18h - Praça Guilherme da Silveira,  s/nº - Bangu

Informações: peneira.org / fb.com/peneira.org    

Classificação: Livre

Gratis   

 

Ficha técnica:

Concepção artística

Peneira

 

Dramaturgia, cenografia e figurino

Criação coletiva

 

Elenco

Alex Teixeira

Carol França

Débora Crusy

Jorge Braga Jr.

Luiz Fernando Pinto

Michele Lima Pereira

Nil Mendonça

Rita Diva

 

Iluminação

Jon Thomaz

 

Design gráfico

Alex Lethy

 

Fotografia

Larissa Amorim


Vídeo

Victor Magrath


Edição
Priscila Bittencourt

 

Assessoria de imprensa

Alex Teixeira

 

Produção e realização

Peneira

 

Patrocínio

Este projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Pin It