Mostra sobre Le Corbusier abre ano da França no Brasil na Caixa Cultural

A CAIXA Cultural Brasília, em parceira com a Embaixada da França e com a Fundação Le Corbusier, inaugura a aguardada exposição “Le Corbusier, entre dois mundos”, com obras produzidas por um dos mais importantes arquitetos do século XX. A mostra ocupa a Galeria Principal entre 17 de junho e 19 de julho. Abertura para convidados e imprensa, dia 16, terça-feira, das 19h às 22h.

Com a produção do Grupo AG de Brasilia e curadoria do arquiteto francês Jacques Sbriglio, a exposição “Le Corbusier, entre dois mundos” apresenta pela primeira vez no Brasil cerca de 120 obras originais produzidas por Charles-Edouard Jeanneret (ou Le Corbusier, como se tornou mais conhecido) em seus últimos 20 anos de vida (1945-1965). São projetos de arquitetura, desenhos, pinturas, colagens, litografias, esculturas, tapeçarias, maquetes, livros e fotografias, pertencentes à fundação que leva seu nome.

A escolha do período não foi casual. Entre 1945 e 1965, Le Corbusier produziu o que convém se chamar hoje de “obra da maturidade”. Foi a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, que sua produção sofreu significativo impacto com as grandes encomendas públicas e sua conseqüente consagração em nível internacional. Para Jacques Sbriglio, há uma nítida diferença entre o Le Corbusier pré-guerra e o artista do pós-guerra: “Se os anos antes da guerra, principalmente as décadas de 30/40, confirmam um Le Corbusier teórico, de notoriedade internacional incontestável, os anos do pós-guerra correspondem à revelação de um grande criador. É durante o último período de sua carreira que Le Corbusier criará suas obras-primas mais relevantes: a unidade habitacional de Marselha, a capela de Ronchamp, o convento de Tourette, os edifícios do Capitólio em Chandigarh na Índia…”.

 

Serviço

Exposição “Le Corbusier, entre dois mundos”

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal

Abertura para convidados: 16 de junho de 2009, das 19h às 22h

Visitação: de 17 de junho a 19 de julho de 2009

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Endereço: SBS Quadra 4 Lote 3/4, edifício anexo da Matriz da CAIXA

Informações: (61) 3206-9448

Classificação etária: Livre

Entrada Franca

Previous Teatro de Comédia do Paraná: faz e conta histórias
Next Abertas as inscrições para o II Festival Contemporâneo de Cenas Curtas

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Salvador e BH recebem festival Vivadança

 

O maior festival de dança do norte/nordeste do Brasil continua até o fim de abril

da Redação 0 Comments

Teatro pela internet é a alternativa para o fim de ano

Com as festas do final do ano e o fechamento das salas teatrais em todo o país, a opção alternativa para o público sedento por teatro fica por conta dos sites que hospedam peças na internet. 

da Redação 0 Comments

Cirque du Soleil volta ao Brasil com “Quidam”

 

Espetáculo irá viajar por nove capitais brasileiras.

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!