Módulo Teatro e Ciência leva Einstein a Rio Preto

Entre as novidades do FIT (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto), o evento deste ano traz um novo módulo, que enfatiza a utilização do teatro na educação e mescla a racionalidade de geniais cientistas a emoções inerentes a qualquer ser humano. Esse é o desafio do Módulo teatro e Ciência.

É difícil imaginar que fórmulas e teorias científicas possam ter alguma relação com o teatro, ainda mais se tratando de um Festival que elegeu a subjetividade como tema. Mas esse casamento improvável é justamente a proposta do novo módulo, que traz à 9ª edição do FIT dois espetáculos. O primeiro deles, “Einsten”, será apresentado amanhã, terça-feira, e na quarta, às 19h.

O Núcleo Arte e Ciência no Palco, de São Paulo (SP), é o responsável por essa experiência. Além de “Einsten”, o grupo traz também para o FIT “After Darwin”, nos dias 24 e 25, às 19h. Todas as sessões serão realizadas em um local bem propício: o CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura).

A companhia vem para explicitar o diálogo existente entre a arte e a ciência. O momento também é oportuno: em 2009, comemora-se 200 anos do nascimento do gênio Charles Darwin e os 40 anos da chegada do homem à lua, fato histórico que coincide com o ano da criação do Festival de Teatro de Rio Preto.

“Einsten” completa 10 anos no Brasil e já esteve em mais de 350 cidades brasileiras. A peça humaniza o mito e percorre os vários aspectos da personalidade do gênio, do jeito engraçado como narra sua infância à dor de sua desatenção familiar e sua vocação solitária. Alcança o ápice quando trata da relação ciência e poder, compondo com íntima dramaticidade a história do maior cientista do século 20.

O FIT é apresentado pela Petrobras, com realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e SESC SP. A nona edição do Festival, que teve início no dia 16 de julho, termina no próximo sábado. A programação completa está disponível no site www.festivalriopreto.com.br.

Previous Gripe A fecha as portas dos teatros na Argentina
Next Oficina "No Ato" tem aula experimental gratuíta em Brasília

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos estreia “Antígona Recortada”

Dramaturgia, assinada por Claudia Schapira, transcreve o mito grego de Antígona para o universo atual, numa montagem que utiliza-se da estética de spoken word (poesia falada)

da Redação 0 Comments

Abertas as inscrições para o II Festival Contemporâneo de Cenas Curtas

Daniel Pinton Estão abertas desde o dia 25 de maio até o dia 5 de julho as incrições para o II Festival Contemporâneo de Cenas Curtas, promovido pela Cia de

da Redação 0 Comments

Retratos Falantes

Zé Carlos Machado um personagem que sofre de desordem de personalidade, escondida  por sob a capa de um pacato homem de família, que trabalha em um parque.

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!