MinC lança editais para artistas e produtores negros no Parque Ibirapuera

O Ministério da Cultura lançou no dia 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra -, editais voltados aos criadores e produtores negros, em cerimônia no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, em São Paulo. Além da ministra Marta Suplicy, estavam presentes o diretor-curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo; os presidentes da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi; da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira; e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim.

O foco das ações é estabelecer um novo paradigma em todas as linguagens apoiadas pelo MinC, com a participação efetiva da população negra, que representa 52% dos brasileiros, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É uma justa reivindicação da comunidade negra”, diz a ministra, que, em encontro realizado em outubro, ouviu o desabafo dos produtores da cultura digital de que a cultura negra é apoiada pelo ministério, mas não é realizada por produtores e criadores negros.

Os editais são da Funarte, da Fundação Biblioteca Nacional e da Secretaria do Audiovisual, numa parceria com a Fundação Cultural Palmares e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR). A iniciativa tem como objetivos formar novos escritores; elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros; incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; além de premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros; entre outras ações.

Além do lançamento dos editais no Museu Afro Brasil, diversas atrações e shows organizados pela Fundação Palmares aconteceram no parque Ibirapuera. Entre os artistas estavam rapper Emicida, Samba Rural Paulista-Samba de Roda de Dona Aurora, Bateria da escola de samba Nenê da Vila Matilde, Baile do Simonal com Max de Castro e Simoninha. O cantor e compositor Martinho da Vila encerrou a programação.

Fonte: Funarte

Previous A maior festa de teatro brasileiro anuncia programação 2012
Next Câmara aprova o Vale-Cultura

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Teatro pela internet é a alternativa para o fim de ano

Com as festas do final do ano e o fechamento das salas teatrais em todo o país, a opção alternativa para o público sedento por teatro fica por conta dos sites que hospedam peças na internet. 

da Redação 0 Comments

Companhia de Teatro do Rio se apresenta em Uberlândia

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Companhia Teatro da Estrutura do Rio de Janeiro apresenta duas peças no Teatro de Bolso do Mercado Municipal. Com Otto Caetano, Diego

da Redação 0 Comments

Peter Pan – O Musical

Estreia no Teatro Vannucci

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!