Foto:? Janderson Pires JOÃO E MARIA, nova temporada no Fashion Mall

JOÃO E MARIA, nova temporada no Fashion Mall

A peça estará em cartaz a partir do dia 7 de maio, aos sábados e domingos, até 26 de junho O dramaturgo Daniel Porto faz uma adaptação musical do clássico conto alemão dos irmãos Grimm

 

Os irmãos João e Maria fazem parte de uma família de camponeses que luta para fugir da miséria durante a Idade Média. A terra infértil não produz mais alimentos e a Peste Negra tomou conta de tudo na cidade, o que faz com que o pai tenha que tomar uma difícil decisão: abandonar os filhos no meio da floresta. Famoso conto alemão dos irmãos Grimm, João e Maria continua encantando crianças e adultos, mesmo dois séculos após a sua primeira publicação (1812), na Alemanha. Fascinado pelos clássicos da literatura infantojuvenil, o dramaturgo Daniel Porto fez uma adaptação musical da obra. João e Maria – Um musical ganha nova temporada a partir do dia 7 de maio, no Teatro Fashion Mall. O projeto é uma idealização do autor em parceria com o ator Alexandre Lino, que assina a direção de produção. A peça marca a estreia de Daniel na direção.

Em João e Maria – Um musical, a história é contada por quatro atores – Antonio Carlos Feio (pai), Luciana Victor (madrasta e bruxa), Alice Maria Paiva (Maria), Eduardo Cardoso (João) e Rafael Ballest (substituto do personagem João) – que cantam ao vivo as seis músicas originais criadas pelo diretor musical da montagem, Tibor Fittel, em parceria com o autor. Inspiradas no fado e em cantigas medievais, as canções permeiam todo espetáculo. “São letras elaboradas e simples ao mesmo tempo, como cantigas e cirandas que todos sabem cantar”, conta o autor, que trabalhou com Fittel em uma versão para o clássico As aventuras de Pinóquio.

Em cena, a família de João e Maria passa fome. Há muita gente e pouca comida. A solução apontada pela madrasta assusta o pai, que reluta em abandonar os filhos no meio da floresta. Os irmãos escutam a conversa dos dois e bolam um plano, para caso sejam deixados na mata: fazer uma trilha de pedras que brilham no escuro durante o caminho. Depois que são largados à própria sorte, João e Maria passam por percalços para sobreviver aos perigos do bosque, incluindo um encontro com uma mulher sedutora e malévola que os oferece muitos doces. “Os personagens estão mais humanos. Tudo é permeado pela fome. São personagens que você pensa: ‘poderia encontrar essa pessoa na rua’. A bruxa, por exemplo, tem um histerismo, uma loucura, mas é crível”, explica o diretor.

Criado por Karlla de Luca, o cenário de João e Maria – Um musical remonta a um teatro antigo. De forma lúdica, a cenografia vai se revelando como num livro com ilustrações em pop up. Os elementos de cena são manualmente articulados pelo elenco durante a apresentação. Os figurinos, também assinados por Karlla, seguem a estética do teatro mambembe, confeccionados artesanalmente com detalhes feitos à mão.

Sobre o autor e diretor – Formado em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Daniel Porto é natural do Rio de Janeiro. Para o teatro, escreveu as comédias Acabou o Pó e O pastor – sucesso de crítica e público, esta última figurou no ranking das melhores peças da revista Veja Rio e foi indicada ao prêmio Botequim Cultural, na categoria melhor texto. No teatro infantil, adaptou o conto O duende Rumpelstiltskin, de autoria dos irmãos Grimm, com direção de Daniel Dias da Silva, indicada pelo Guia da Folha de São Paulo como uma das melhores peças cartaz. Também escreveu As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, dirigido por Carina Casuscelli.

Em 2016, Daniel Porto assina a dramatugia de Volúpia da Cegueira, direção Alexandre Lino; e Sputink’s bar, dirigido por Renato Livera, além da comédia Tia Glorinha, de Gustavo Paso. Fez a pesquisa histórica de Chica da Silva – O musical, do diretor André Paes Leme. Participa do Festival de Curitiba 2016 com uma adaptação da obra O pequeno príncipe, dirigida por Edson Bueno. O espetáculo João e Maria – Um musical marca a sua estreia na direção.

FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Daniel Porto
Direção musical: Tibor Fittel
Elenco: Antonio Carlos Feio, Luciana Victor, Alice Maria Paiva, Eduardo Cardoso e Rafael Ballest
Preparação vocal: Tibor Fittel
Cenário e figurino: Karlla de Luca
Videomaker e projeções: Marcio Thees
Iluminador: Guego Lima e Romiro Vasquez
Adereços: Karlla de Luca
Coreografia: Rafael Ballest
Cenotécnico: Ronaldo
Costureira: Bebel Rosa
Preparação corporal e direção de movimento: Paula Feitosa
Design gráfico: Guilherme Lopes Moura
Letras e melodia: Daniel Porto e Tibor Fittel
Produção executiva: Daniel Porto
Direção de produção: Alexandre Lino
Idealização: Alexandre Lino e Daniel Porto

SERVIÇO:
João e Maria – Um musical
Local: Teatro Fashion Mall
Endereço: Estrada da Gávea, 899 – São Conrado
Informações: (21) 2422-9800
Capacidade: 280 lugares
Estreia: 7 de maio (sábado), às 17h30
Temporada: de 7 de maio a 26 de junho de 2016
Dias e horários: sábado e domingo, às 17h30.
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre (indicado para crianças a partir de 2 anos)
Gênero: Infantil
Ingressos: R$ 60 (inteira) R$ 30 (meia)
Vendas: www.ingresso.com.br

 

Previous Fórum Shakespeare apresenta A Tempestade
Next As Filhas da Mãe de Ronaldo Ciambroni

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Humor e poesia do primeiro gole à saideira

Uma mulher compulsiva em crise com sua relação com o uísque se encontra com uma amiga que propõe um estudo sobre a embriaguez. Qual o limite entre beber para se

da Redação 0 Comments

LOVE STORY, o Musical

A primeira montagem da América Latina de LOVE STORY, o musical, dos ingleses Stephen Clark e Howard Goodall no Imperator, Rio de Janeiro, com 11 atores e sete músicos, versão

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!