Yaperi_aquilo que flutua

Espetáculo faz parte do projeto Teatro e as narrativas do território, um intercâmbio artístico entre a Peneira e a Cia Código de Artes Cênicas

Dedé Santana apresenta "A última vida de um gato"

Dedé Santana apresentará o espetáculo "A última vida de um gato", no sábado (19), às 20h, no Teatro Fase, em Petrópolis (RJ).

“Giovanna” leva música ítalo-brasileira ao Teatro Fashion Mall

O musical traz repertório de clássicos da música italiana em uma adaptação do romance de Léon Denis

Ian Ramil no "Musical Évora" em apresentação gratuita

Na quarta-feira, 16 de agosto, Ian Ramil faz apresentação gratuita no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, às 12h30, no Musical Évora.

Apocalypse Now – O Fim Do Mundo Para Leigos, musical dirigido por Adrian Steinway

Apocalypse Now – O Fim Do Mundo Para Leigos, Espetáculo musical dirigido por Adrian Steinway, faz apresentação Única em São José Do Rio Preto, No Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, Dia 20 De Agosto

Celso Frateschi estreia "Antígona" no Ágora Teatro

Com direção de Moacir Chaves, montagem evidencia a potência poética do texto grego e revela um Sófocles absolutamente contemporâneo ao século XXI. O elenco conta, além de Frateschi, com Pascoal da Conceição e Naruna Costa
0
0
0
s2smodern
O negócio teatro repetia nos trópicos as matrizes seculares que fizeram fortunas na Europa e na América do Norte. A profissionalização teve o seu divisor de águas com a chegada do mecenato das verbas das leis de incentivo nos anos 90 e agora no novo século. Não se pode deixar de registrar o impacto da dramaturgia eletrônica, especialmente as telenovelas, que criaram astros capazes de encher as salas.

Hoje, em um período de espetáculos que se realizam de sexta a domingo, em que teatros fecham e se transformam em igrejas, em que espetáculos são montados só para cumprir a temporada mínima para receber as verbas da lei de incentivo fiscal, sem preocupação com a bilheteria, e até em que o público fica assustado em sair tarde das sessões por causa da violência, encontramos alguns sinais que são animadores.

O primeiro deles é uma nova geração de talentos. São atores, diretores, autores, técnicos e produtores empenhados em uma profissionalização ímpar. A renovação de talentos tem sido acompanhada de uma elevada capacidade de abraçar a carreira como profissão de vida.

Um exemplo é o que ocorre no teatro musical. O Brasil é hoje referência internacional. Até os espetáculos que vêm de fora do País e são montados aqui recebem elogios dos produtores pelo elevado grau de profissionalismo dos brasileiros.

O Jornal de Teatro surge para ajudar neste processo de capacitação profissional. É um jornal para quem vive do teatro e para o teatro. Abordaremos aspectos da profissão raramente enfocados  em outras mídias.

Não se trata de mais uma publicação de roteiro e para o público final. Nem uma publicação para discussão acadêmica do setor. Trata-se de uma publicação especializada para profissionais, a exemplo de outras do portfólio da Aver Editora.

Trata-se de ocupar uma lacuna que existe a partir da profissionalização. As pautas e editorias visarão sempre colocar em foco o teatro como profissão, carreira, negócio e arte que precisa ser respeitada por suas raízes milenares.

Estaremos também democratizando a informação, hoje privilégio de quem vive no eixo Rio-São Paulo. Estaremos utilizando a estrutura jornalística da Aver Editora, com suas redações regionais em Brasília, Porto Alegre, Florianópolis e em breve Salvador, Curitiba e Belo Horizonte, além é claro do Rio de Janeiro e de São Paulo, que funcionam como matrizes.

O nosso conteúdo estará disponível em site aberto, o www.jornaldeteatro.com.br, permitindo o acesso daqueles que, estando fora dos grandes centros, queiram fazer da atividade a sua profissão.

Nascemos também com a missão de promover a integração regional com os nossos países vizinhos. Realidades muito próximas a nós. Ao mesmo tempo tão perto e tão longe! O primeiro passo foi dado com a troca de conteúdo com a argentina Multis x El Foro – Revista de Teatro, editada em Buenos Aires, com quem estabelecemos um convênio de troca de conteúdo que já poderá ser visto a partir da próxima edição.

O Jornal de Teatro nasce com uma missão. Nasce com propósitos nobres e para ser um espaço da classe e para a classe.

A partir de agora, este jornal é seu. Pertence àqueles que querem a profissionalização de um setor, que no século passado foi a razão de viver de várias gerações. O nosso setor, que sempre viveu de ciclos, tem agora uma retomada pela profissionalização e a nossa publicação fará a sua parte.

Cláudio Magnavita
Presidente da Aver Editora