Fase estadual 2016 do Mapa Cultural Paulista começa com Mostra de Teatro na capital

Fase estadual 2016 do Mapa Cultural Paulista começa com Mostra de Teatro na capital

A partir do dia 11 de maio, o Mapa Cultural Paulista, realizado pela Governo do Estado de São Paulo e pela Abaçaí Cultura e Arte, dá inicio à Mostra da Fase Estadual de Teatro.

São 13 espetáculos gratuitos com grupos que foram selecionados nas fases anteriores, que contemplaram todo o interior de São Paulo.

A Mostra, que acontece de 11 a 22 de maio no Teatro Sérgio Cardoso, localizado na Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista / São Paulo, apresenta estilos diversificados de espetáculos. Entre os selecionado, é possível encontrar peças de teatro adulto, infantil e de rua.

Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, identificando-as com a missão de revelar valores e promover segmentos com pouca visibilidade no meio cultural, embora apresentem uma produção cultural de qualidade.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita e é possível retirar os ingressos com uma hora de antecedência.

Confira as datas, os horários e as sinopses das peças e programe-se com o que acontece de melhor nas produções teatrais do estado de São Paulo.

Programação dos Espetáculos de Teatro

11/05 – 20h – “. MO.”

Grupo Evoé – Região: Vale do Ribeira / Cidade: Juquiá

Sinopse: “.MO.” A extinção da espécie consiste no encontro entre um ser divino e o homem primitivo. A evolução da espécie se dá a partir desse encontro e junto desta evolução vem: medos, angústias, sofrimentos e a ditadura da beleza. “Onde o homem muitas vezes não sabe lidar com tais situações e a extinção acontece”.

Duração: 50 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 18 anos

12/05 – 20h – “Querida Célie”

Espaço Núcleo – Região: Campinas / Cidade: Limeira

Sinopse: Célie é uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Célie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã. Ela se casa Albert, um jovem viúvo, que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Entre loucuras e devaneios você se surpreenderá com uma história contada por quem a viveu.

Duração: 75 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 14 anos

13/05 – 20h – “Os Sapatos que deixei pelo caminho”

Teatro do kaos – Região: Baixada Santista / Cidade: Cubatão

Sinopse: As aventuras e desventuras de Poim, personagem nascido no Piauí. A dramaturgia criada em processo colaborativo tem viés biográfico. Pontua a trajetória do menino/moço/adulto em seus laços de família afrouxados pela morte do pai. O abuso na infância, o preconceito devido à origem e à afirmação de sua sexualidade são alguns dos conteúdos expressados. Múltiplos atores são o protagonista.

Duração: 60 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 16 anos

14/05 – 15h – “Amoré”

Cia. de Teatro vermelho – Região: Presidente Prudente / Cidade: Presidente Prudente

Sinopse: Lino está sempre viajando, porém quando chega em Amoré encontra Cora que vive sozinha, suas diferenças pessoais desconstroem e constroem as relações trazendo à tona o humano em cada um, um encontro poético e estupido que só se completa com o auxílio de Adelaide, que com seu jeito angelical mais atrapalha do que ajuda.

Duração: 60 min

Categoria: Infantil

*Livre

14/05 – 20h – “Na Ponta da Ponte do Novo Oriente” Adulto

Cia. Cid Chagas – Região: Araçatuba /Cidade: Pereira Barreto

Sinopse: “Na Ponta da Ponte do Novo Oriente” é uma narrativa imagética, onde ficção e realidade se misturam através das historias que um avô conta para sua neta. Essas histórias retratam a vinda dos japoneses para o Brasil a partir de esportes, danças típicas como: Bon-Odori e princípios de Butôh e Bunrako (Teatro de Bonecos). Na Ponta da Ponte do Novo Oriente remete a um marco na cidade de Pereira Barreto, construída pelos imigrantes.

Duração: 30 min

Categoria: Adulto

*Livre

15/05 – 15h “Escambo”

Cia. 2 Atos – Região: São José do Rio Preto /Cidade: Votuporanga

Sinopse: A obra se apoia na definição da permuta, troca direta em que uma das partes entrega um bem ou produto em troca de outro, sem uso de moeda. O espetáculo retrata, utilizando a linguagem da onomatopeia juntamente com a figura do palhaço, a briga pelo espaço, seja ele físico ideológico ou artístico. Nessa luta por sobreviver e depois de uma intensa disputa os protagonistas descobrem que é possível dividir, compartilhar e que, finalmente, a união faz a força.

Duração: 30 min

Categoria: Teatro de Rua

*Livre

15/05 – 20h – “O Rato no Muro”

Núcleo de Teatro Evoé – Região: Ribeirão Preto / Cidade: Batatais

Sinopse: O texto de Hilda Hilst faz uma metáfora sobre a opressão ao mostrar a cíclica rotina de um convento. Freiras vivem separadas do mundo exterior por um muro altíssimo. Diariamente, as irmãs seguem uma mesma rotina, onde rezam e confessam suas culpas diante da madre superiora. Elas vivem massificadas pelo confinamento sem qualquer possibilidade de ação, movimento e liberdade.

Duração: 55 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 14 anos

18/05 – 20h – “Casa de Bonecas”

Os Bárbaros Cia. de Teatro – Região: Marília / Cidade: Maracaí

Sinopse: “Casa de Bonecas” segundo a Cia Os Bárbaros é uma leitura contemporânea ao clássico de Ibsen. Nora em sua casa, que nada mais é do que um quarto de brinquedos, revela a sujeição e os diversos mecanismos da sociedade patriarcal de sua época e de agora. Nora só faz o que Helmer diz que é para ser feito, até que…

Duração: 50 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 12 anos

19/05 – 20h – “Má Pele”

4NARUAÉ8 – Região: São José dos Campos / Cidade: Jacareí

Sinopse: MÁ PELE é encontro das trajetórias de 4 crianças internas do Preventório de Jacareí, todas filhas de pais hansênicos e internadas compulsoriamente pelo governo no começo do século XIX. Através de suas histórias, o público passa a conhecer os estigmas dessa doença e a luta daqueles que, mesmo não infectados, foram forçados a viver longe de seus familiares, em busca desses relacionamentos perdidos e de sua própria identidade.

Duração: 75 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 12 anos

20/05 – 20h – “Herdeiros do fim do mundo”

Grupo Nozes – Região: Grande São Paulo / Cidade: Barueri

Sinopse: O Espetáculo é uma grande colcha de retalhos de vários textos que abordam a realidade social brasileira.

Duração: 60 min

Categoria: Adulto

*Indicado para Maiores de 14 anos

21/05 – 20h – “Cordel do amor sem fim”

Cia. Anomalias Teatrais – Região: Sorocaba / Cidade: Salto

Sinopse: A peça conta a história de 3 irmãs que vivem sozinhas em Carinhanha/BA. No dia em que a mais nova vai ser pedida em casamento, ela conhece um viajante por quem se apaixona. Após esse acontecimento a vida das 3 irmãs se desenrola em função da sua espera pelo viajante que nunca retorna. Desenvolvida com as características de uma literatura de Cordel, o espetáculo tem sonoplastia e canções ao vivo, e conta com um final surpreendente.

Duração: 50 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 12 anos

22/05 – 15h – “#DesligaAí”

Cia. Dentro da Casa – Região: Bauru / Cidade: Lins

Sinopse: O espetáculo #DesligaAí, conta a história de um adolescente que vê sua vida passar diante a uma televisão e por ela, descobre o mundo, seus sentimentos e suas emoções. Convidamos você participar dessa aventura e junto conosco refletir sobre a aquela velha pergunta O que você vai ser quando crescer?

Duração: 55 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 10 anos

22/05 – 20h – “Do Amor” Adulto

Cia. Labirinto de Teatro – Região: Araraquara / Cidade: Matão

Sinopse: Em uma manhã de sol amarelado com as beiradas queimadas de arrebol, no campo, os animais resolvem fazer um julgamento. Condenam o homem por sua falta Do Amor e destrincham suas memórias sobre eles. Porco, pomba, asno, galinhas, cigarras e rouxinol, contam do nascer ao entardecer, as malesas que o homem os fez sempre padecer. Trazidos nesta história também pelas linhas da vida do autor Federico, o poeta do amor.

Duração: 70 min

Categoria: Adulto

*Indicado para Maiores de 18 Anos

Previous Espetáculo Desastro homenageia David Bowie
Next Espetáculo “O bigode” estreia dia 20 de maio, no Teatro Maison de France

About author

Editor review

Summary

A partir do dia 11 de maio, o Mapa Cultural Paulista, realizado pela Governo do Estado de São Paulo e pela Abaçaí Cultura e Arte, dá inicio à Mostra da Fase Estadual de Teatro.

You might also like

da Redação 0 Comments

Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras homenageará fundação de cultura local

Daniel Pinton Em homenagem ao aniversário de 12 anos da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a coordenação do Festival Nacional de Teatro do município fluminense promoverá, em outubro, uma

da Redação 0 Comments

Projeto Teatro para Todos apresenta o monólogo cômico dramático

Dias 26 de setembro e 3 de outubro, quintas-feiras, às 21h, no Teatro Eva Herz

da Redação 0 Comments

Marta Suplicy participará do “Bom Dia Ministro” desta quarta-feira

Ministra falará sobre o programa Mais Cultura nas Escolas e Vale-Cultura

 

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!