Foto: Leonardo França Espetáculo Desastro homenageia David Bowie

Espetáculo Desastro homenageia David Bowie

A peça Desastro, de Neto Machado, faz duas apresentações em Salvador, nos dias 13 de maio (sexta), às 19 horas, e 14 de maio (sábado), às 16 horas, no Teatro do Instituto Cultural Brasil Alemanha – Goethe-Institut (ICBA), no Corredor da Vitória, com entrada gratuita.

Criado em 2012 e já apresentado em diversas cidades da Bahia e do Brasil, Desastro, é um espetáculo do Móbile, projeto de manutenção de ações continuadas do Dimenti Produções Culturais. O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), da Fazenda (Sefaz).

Desastro é uma peça de arte contemporânea para pré-adolescentes e adolescentes – mas também para adultos nostálgicos e fãs de David Bowie. Uma música do astro, Space Oddity, inspira o roteiro e dá o tom de toda a cena, que recria a aventura de Major Tom, da letra da canção, em clima de universo sideral e ficção científica protagonizada por superamigos.

As sessões integram uma temporada de circulação de repertório dos artistas-gestores da Dimenti Produções Culturais, como parte de Móbile, que completa 18 anos em 2016. Além de Desastro, o espetáculo Souvenir, de Jorge Alencar, e os curtas IFÁ e Laje do Céu, de Leonardo França, voltam a encontrar plateias baianas também nas cidades de Itacaré e Santo Amaro, na primeira quinzena de maio, antes de retornarem à capital.

O espetáculo – Com sua excentricidade espacial, Desastro tem concepção e direção de Neto Machado, que divide o palco com Bernardo Stumpf, Isaura Tupiniquim, Jorge Alencar e Jorge Oliveira. Eles fazem dança, mas não exatamente uma coreografia com passos no ritmo da música. Fazem teatro, mas sem uma história com início, meio e fim. Fazem um concerto de rock’n roll, mas sem banda nem cantor.

A trilha sonora é ponto de partida e questão fundamental, com a música de David Bowie, Space Oddity, que trata de uma viagem ao espaço, na tentativa de explorar o desconhecido. Assim, Desastro aproxima duas adolescências, a do autor, que parte de suas memórias e referências para construir o futuro de seu passado, e a do público. São duas gerações que escutam músicas diferentes, que têm referências tecnológicas diversas, mas que compartilham um prazer constante de ficcionalizar o mundo e de dar movimento a ele.

MÓBILE apresenta: DESASTRO em Salvador
Quando: 13  e 14 de maio (sexta-feira e sábado), às 19h e 16h, respectivamente
Onde: Teatro do ICBA (Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito

Previous Buraco d’Oráculo realiza em maio a X Mostra de Teatro de São Miguel Paulista
Next Fase estadual 2016 do Mapa Cultural Paulista começa com Mostra de Teatro na capital

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

O espetáculo infantil “As Princesas e os Super-Heróis”

O espetáculo infantil “As Princesas e os Super-Heróis” estreou em 2015 fazendo apresentações em várias cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo. Iniciando 2016 fará sua estreia na cidade do Rio

da Redação 0 Comments

Cia. do Feijão recebe em sua sede o grupo “A BARCA” – A MÚSICA QUE O TEATRO TEM

Uma programação gratuita especial com trabalhos de artistas que têm em comum a intersecção entre as linguagens teatral e musical. Em síntese, este é o objetivo do projeto “Fusões –

da Redação 0 Comments

BNDES recebe inscrições de projetos para 2013

As inscrições para a seleção de projetos e eventos culturais patrocinados pelo BNDES em 2013 estão abertas até 15 de dezembro. Os patrocínios são destinados a quatro segmentos artísticos: Cinema

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!