Escritor Philip Roth anuncia fim da carreira que durou mais de 50 anos

Escritor Philip Roth anuncia fim da carreira que durou mais de 50 anos

(Reuters) O inspirador romancista norte-americano Philip Roth, um dos mais reverenciados autores mundiais, está se aposentando da carreira literária, disse sua editora, a Houghton Mifflin, na sexta-feira.

O autor de “Pastoral Americana” já havia manifestado essa intenção numa entrevista concedida no mês passado à revista francesa Les Inrocks.

“Para lhe dizer a verdade, para mim já chega”, disse Roth à revista. “Nemesis(novela lançada em 2010) será meu último livro.”

“Ele me disse que é verdade”, disse Lori Glazer, vice-presidente e diretora-executiva da Houghton Mifflin, na sexta-feira à Reuters.

Roth, de 79 anos, escreveu mais de 25 romances em uma carreira que durou mais de meio século. Nunca ganhou o prêmio Nobel, mas várias vezes seu nome foi citado como candidato.

Ele ganhou o prêmio Pulitzer por seu romance Pastoral Americana, de 1997, e foi agraciado com o Prêmio Nacional do Livro dos EUA em duas ocasiões (1960 e 95).

Outras obras de destaque incluem Adeus, Columbus, que o lançou na carreira literária, em 1959, e o sexualmente explícito O Complexo de Portnoy.

Na entrevista à Les Inrocks, Roth disse que sempre achou difícil escrever, e que não quer mais saber de ler, escrever ou falar sobre livros.

Ele contou que, aos 74 anos, começou a reler seus romances favoritos de escritores como Ernest Hemingway, Ivan Turgenev e Fyodor Dostoyevsky, e então se pôs a reler toda a sua própria obra.

“Quis ver se eu havia perdido meu tempo escrevendo. Depois disso, decidi que para mim já estava bom de ficção”, disse ele, segundo a revista.

“Dediquei minha vida ao romance: estudei, lecionei, escrevi, li – em detrimento de quase todo o resto. Já chega! Não sinto mais esse fanatismo por escrever que experimentei a vida inteira. A ideia de tentar escrever de novo é impossível.” 

Previous Morre o ator e diretor Marcos Paulo
Next Políticas públicas para a cultura em debate no Rio de Janeiro

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Mês de junho repleto de atrações no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através do incentivo dos Editais de Cultura 2008, apresenta um mês cheio de apresentações culturais com as principais atrações patrocinadas.

da Redação 0 Comments

“A Curra”

 

 Com direção de Sebah Vieira e estrelando os atores Marco Mastronelli, Taiguara Nazareth e a transexual Melissa Paixão, estreou em São Paulo no último dia 22, a peça “A Curra”.

da Redação 0 Comments

“O Melhor Melhor Show do Mundo” se apresenta em São Paulo

Edu Sterblitch mostra seu talento mais uma vez 

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!