“Deslugares” celebra duas décadas do Grupo Musicanoar

“Deslugares” celebra duas décadas do Grupo Musicanoar

O Grupo Musicanoar comemora duas décadas de dança contemporânea brasileira este ano e marca este momento com Helena Bastos concebendo o espetáculo “Deslugares”, que apresenta com Raul Rachou, numa parceria que estreitou laços após o trabalho “Cães” de 2001.

Os artistas buscam como estimulo à criação a relação entre dois corpos e a discussão sobre o espaço e controle, que tem como base o pensamento do filósofo francês Michel Foucault: “o corpo, em qualquer sociedade está preso no interior de poderes muito apertados, que lhe impõem limitações, proibições ou obrigações”.

“Deslugares” propõe experimentar em dança contemporânea o cruzamento de diferentes linguagens artísticas. Bastões vermelhos, de diferentes tamanhos, delineiam um ambiente e estimulam a fricção entre corpos e espaços. A dupla questiona que atravessamentos são estes, às vezes interpretados como pequenas solidões, mas o corpo nunca é tratado como um objeto e sim lugares de atravessamentos.

Esta parceria sugere diferentes disparos a cada criação coreográfica. De acordo com Helena Bastos, diretora geral de “Deslugares”, foram explorados estudos de quedas, rolamentos, equilíbrios, deslizamentos, locomoções, escutas, padrões de movimentos, poesias, músicas e referências teóricas.

O espetáculo faz parte do Projeto Conexões, iniciativa de ocupação plural do Complexo Cultural Funarte-SP, que acontece na Sala Renée Gumiel, com ações combinadas que viabilizam o acesso à dança contemporânea e estimulam o diálogo, a reflexão, a qualificação artística e a formação de público. Esta ocupação tem programações semanais até dezembro de 2013.

A programação é diversificada, instigante e traz um panorama da produção em dança atual, promoverá curtas temporadas a preços populares, com artistas, coletivos e companhias nacionais e internacionais, que apresentam diversos formatos. Conexões ainda prevê a realização de oficinas gratuitas, ações na região do complexo cultural e encontros mensais de discussão das propostas dos convidados.

Previous Acesse a newsletter semanal de teatro
Next Peça de Jô Bilac tem três apresentações no Galpão Gamboa

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Nova sala de espetáculos na Praça Roosevelt

Agora são sete teatros no espaço paulistano

da Redação 0 Comments

Terça Insana – Grace Gianoukas Recebe: Antes que Tudo Acabe

Inspirado no sucesso de 2012, trupe lança questões apocalípticas de um modo bastante peculiar. Personagens como a Advogada do Diabo, o Personal Crimer e o Profeta são alguns dos destaques

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!