Peça “É a Mãe” estreia no Teatro do Leblon, no Rio

Felipe Sil

Estreou, nesta terça-feira, 19 de maio, a peça "É a Mãe" no Teatro do Leblon, no Rio. Com texto de Ana Velloso e Vera Novello, a comédia apresenta situações comuns a todas as mães. São nada menos que 20 personagens, no palco, que mostram o cotidiano de diversos tipos de mulheres que precisam administrar as várias funções da vida. Entre as atrizes estão, além das autoras, Ana Paula Botelho e Stella Maria Rodrigues.

Os personagens da obra são um destaque à parte. Entre eles os tradicionais dos contos de fada e até a virgem Maria. Neste caso, a santa é mostrada como qualquer mãe do século 21. Isso quer dizer que a Nossa Senhora, na obra, precisa administrar uma tripla jornada de trabalho.

Enquanto a Chapeuzinho Vermelho aparece como a filha que teve que cuidar da própria mãe (pelo fato desta ter cometido a irresponsabilidade de deixá-la sozinha no meio da floresta), por exemplo, Branca de Neve e Cinderela mostram como é difícil ser para uma criança ser criada por detestáveis madrastas após terem perdido, cedo, o amor e o carinho de suas verdadeiras gestantes.

Outros tradicionais estereótipos de mães são apresentados no espetáculo, como a judia controladora, a popular sogra nordestina e a executiva bem sucedida. O público também tem a chance de participar da peça em uma espécie de programa de treinamento para futuras mães. No término da apresentação, surgem quatro gerações (bisavó, avó, mãe e neta) em uma cena que mostra como a tradição acaba por se perpetuar nas famílias. O ingresso custa R$ 40 e a peça, que fica em cartaz até o dia 15 de julho, é representada toda terça e quarta, às 21h.

 

Pin It