Oficina "No Ato" tem aula experimental gratuíta em Brasília

A oficina de teatro No Ato, em Brasília, está abrindo novas turmas com as professoras e atrizes Luana Proença e Lucélia Freire. Com início no dia 28 de julho, o curso será de Terças e Quintas das 19h às 21h. A mensalidade é de R$136,00 e a aula experimental é gratuita.

A "No Ato" - Oficina de Teatro iniciou suas atividades em março de 2008. Criada por Luana Proença e Sara Mariano, profissionais formadas pela Universidade de Brasília, é uma oficina para adolescentes e adultos sem caráter profissionalizante que busca desenvolver o lado artístico de cada indivíduo a fim de melhorar suas qualidades de vida nos âmbitos profissional, social e familiar através da interação em cena. O curso base da oficina tem duração de seis meses e é dividido em dois módulos semi-independentes de três meses cada.
O Módulo I abarca exercícios e o desenvolvimento de técnicas teatrais a serem utilizados no Módulo II, referente à montagem de um espetáculo que será apresentado na seqüência da finalização do Módulo II. O espetáculo só será definido quando iniciado o segundo módulo.
Por acreditar que a arte é um caminho de transformação, as fundadoras da NO ATO - Oficina de Teatro buscam através da prática teatral com alunos:
- desenvolver e valorizar o trabalho em grupo;
- aprimorar artisticamente o convívio social;
- desenvolver habilidades artísticas de criação e execução para a cena;
- estimular e exercer a criatividade através das artes cênicas para ampliar a percepção de soluções para um mesmo desafio;
- refinar o trato do indivíduo com o próximo.

Realizações
Em 2008 a "No Ato" - Oficina de Teatro abriu suas portas e iniciou trás turmas realizando, assim, três espetáculos com os grupos de alunos.
De 2 a 5 de outubro apresentaram Valente - Um Musical Brasileiro, adaptação do texto Assis Valente - Um Musical Brasileiro de Zeno Wilde que conta a vida do sambista Assis Valente entre as décadas de 40 a 60. Um baiano, protético dentário, desenhista, homossexual, que viveu no Rio de Janeiro que compôs grandes sucessos da música brasileira e conviveu com personalidades como Dorival Caymmi e Carmem Miranda. Dança e música ao vivo e um resgate da cultura brasileira encenado por jovens de 14 a 30 anos sob a direção de Luana Proença e Sara Mariano pela NO ATO - Oficina de Teatro.
De 16 a 19 de outubro a segunda turma da oficina subiu no palco para apresentar ABC do Amor, espetáculo baseado no roteiro do filme Pequeno Dicionário Amoroso de Paulo Halm e José Roberto Torero. Em cena os alunos/atores comentavam os vários estágios de um relacionamento amoroso e expunham histórias pessoais com música e dança.
Em dezembro, dos dias 12 a 14, aconteceu o espetáculo LEGIONÁRIOS: Um Sábado de 88, texto composto pelos próprios alunos em criação coletiva baseado na história da banda Legião Urbana. As histórias e personagens das famosas músicas da banda candanga se entrelaçam num dia marcante da história de Brasília, o violento show de 18 de junho de 1988 no Mané Garrincha. Novamente, a música marca o trabalho da oficina. Esta turma teve o privilégio de participar do curso de Leitura Dramática proporcionado pelo SESC/DF em novembro de 2008 sob orientação do diretor e ator Paulo Trajano, exercitando um dos objetivos da oficina, o de proporcionar aos alunos o contato com outras dinâmicas e profissionais da área teatral.

Pin It