´Cyrano´ chega a São Paulo após temporada no Rio

´Cyrano´ chega a São Paulo após temporada no Rio

A carioca Karen Acioly, após mais de 25 anos de carreira, tem pela primeira vez um espetáculo encenado em São Paulo: ela é a diretora de Cyrano, adaptado para jovens por Denise Crispun, a partir do clássico teatral Cyrano de Bergerac, do francês Edmond Rostand, que estreia em 18 de abril, sábado, a partir das 16h, no Tuca (Teatro da Universidade Católica), rua Monte Alegre, 1024, em Perdizes.

 

 

 

 

 

 

No elenco, Maurício Machado é o sensível e muito narigudo protagonista, apaixonado pela bela Roxanne, interpretada por Mel Lisboa, que é conquistada pelo atraente Cristiano, vivido por Eduardo Pelizzari. O ator Tadeu Mello é o coringa, interpretando diversos personagens: Conde de Guichê, Ragueneau, Aia, Capelão, Sentinela e Narrador.
 
O espetáculo tem a consultoria artística de Bibi Ferreira; direção de arte, cenário e figurinos de Maíra Knox; músicas e direção musical de Alexandre Elias; iluminação de Daniel Galván; desenhos animados e técnica de animação de Andrés Lieban.

A montagem de Cyrano, o texto de 1897 que saiu dos palcos franceses para aclamação mundial, se insere nas comemorações do Ano da França no Brasil. A produção e realização são da Manhas  e Manias de Eventos. Patrocínio da Renault.

Cyrano é uma comédia heróica, cheia de ação e que exalta sentimentos nobres como o amor, a capacidade de renúncia, o cavalheirismo, a grandeza da alma e a importância dos sentimentos.

“Encenar um clássico como este nos dias de hoje é um desafio e um grande prazer. Ao transformar em linguagem atual uma história comovente, escrita há mais de cem anos procuramos recriar com o olhar de hoje o clima de uma época, em que o verso e a espada representavam a essência da humanidade”, afirma a diretora Karen Acioly.

Para a autora Denise Crispun, “escrever para crianças é um prazer e também uma imensa responsabilidade. É preciso encontrar as palavras certas, o tempo dramático adequado e a história que encante para alcançar a mente e a emoção dessa platéia. Os clássicos que se perpetuam em nossa memória trazem sempre um aprendizado, uma lição de vida. Cyrano transcende seu tempo, seu país de origem e até hoje toca nossos corações.”

A montagem fez sucesso no Rio e chega à São Paulo com atores conhecidos do público: Mel Lisboa (que estréia em teatro infantil nessa produção), Eduardo Pelizzari (o Tozé de ‘Negócio da China’), Tadeu Mello (o Tatá de ‘A Turma do Didi’) e Maurício Machado (que em teatro infantil atuou e produziu ‘O Corcunda de Notre Dame’, ‘Gulliver’ e ‘O Mistério do Fantasma Apavorado’ e foi indicado por sua atuação em ‘Cyrano’ ao Prêmio Zilka Salaberry do Rio de Janeiro de melhor ator de 2008).

 
Previous Vitrine Cultural abre 2009 com quatro peças no Teatro Imprensa
Next Nova sala de espetáculos na Praça Roosevelt

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Mostra Internacional do Teatro tem início nesta sexta-feira

Evento será realizado no Teatro I do CCBB, no Rio
da Redação 0 Comments

Escassez de pianistas brasileiros em concurso faz BNDES anunciar bolsas de estudos

Por Rebeca DouradoRedação Ronaldo Rolim é o único brasileiro no III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro e concorre ao prêmio de R$ 80 mil com Akihiro

da Redação 0 Comments

Vitrine Cultural abre 2009 com quatro peças no Teatro Imprensa

Projeto de formação de público entra em nova fase.

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!