Cultura Inglesa Festival premia as melhores atrações por área

Cultura Inglesa Festival premia as melhores atrações por área

O 13º Cultura Inglesa Festival realizou na noite do dia 24 de maio a festa de premiação das melhores atrações por área, que foi assistida por seis mil pessoas e encerrada com um show de Jorge Benjor, no Via Funchal. Das mãos do ator e diretor Marco Ricca, os premiados receberam um troféu especialmente produzido para o festival pela artista plástica Ana Maria Tavares e um prêmio no valor de R$ 5 mil. “Foi nossa edição com maior número de público. Resultados parciais demonstram que as atrações foram vistas por mais de 11 mil pessoas”, comemora o coordenador do evento, Laerte Mello.

Dirigida por Eric Lenate, a comédia “Celebração”, última peça do Prêmio Nobel de Literatura Harold Pinter, arrebatou o prêmio de Teatro Adulto. Protagonizado por Caco Ciocler, o curta-metragem “Timing”, de Amir Admoni, Felipe Grytz e Débora Mamber, venceu na área de Cinema Digital. Os demais premiados foram: “Como Risco em Papel”, de Marcela Reichelt (Dança); “Enjoy”, do grupo Teatro da Gioconda (Teatro Infantil); e “Dial M for Muder”, de Gisela Motta e Leandro Lima (Artes Visuais). O ator Walter Breda foi homenageado com um troféu especial por seus 50 anos de carreira. As melhores atrações por área foram selecionadas por uma equipe independente de especialistas.
Iniciado em 5 de maio, o 13º Cultura Inglesa Festival englobou mais de 20 cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O evento prossegue até 12 de junho com as exposições “Dial M for Murder” (Gisela Mota e Leandro Lima), “One&Three Words” (Roberto Winter) e “A New Method for Assisting the Invention in the Composition of Clouds” (Marcelo Moscheta), no Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros).
Ao todo, a Cultura Inglesa concedeu R$ 487 mil a título de patrocínio e premiação, além de fornecer sua própria infraestrutura. As 15 atrações por área (Teatro Adulto, Teatro Infantil, Dança, Cinema Digital e Artes Visuais) foram apresentadas para mais de mil alunos de escolas públicas paulistas.

Celebração
A falta de sentido na vida e as futilidades do dia-a-dia inspiraram o Prêmio Nobel de Literatura, Harold Pinter (1930 – 2008), a conceber “Celebração”, cuja primeira montagem brasileira estreou em 14 de maio, no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, sob direção de Eric Lenate. O espetáculo evoca cores e caracterizações do cineasta italiano Federico Fellini, mais especificamente em “E La Nave Vá” e “Amacord” que, como no texto de Pinter, apresenta um clima inusitado e absurdo.
Encenada pela primeira vez em Londres, no ano de 2000, “Celebração” é apontada como o trabalho mais irônico do dramaturgo inglês, falecido em dezembro de 2008. Num salão de um restaurante refinado, três casais encampam uma batalha contínua de agressão mútua, enquanto exibem a convencional postura de harmonia. A habilidade do autor transforma a simples sátira numa parábola sobre a alienação nos tempos do consumo.
Primeiro diretor “formado” pelo CPT – Centro de Pesquisa Teatral, de Antunes Filho, Eric Lenate escolheu diversos ex e atuais atores do CPT: Juliana Vedovato, Domingas Person, Valentina Lattuada, Denise Machado, Carlos Morelli, Luciano Gatti, Pedro Guilherme, Adriano Suto e Alexandre Freitas. A tradução da peça é de Domingas Person e Ivo Müller.

Previous Fecha-se a cortina dos palcos, abre-se o camarim da vida
Next Plano Nacional de Cultura: um sonho prestes a ser realizado

About author

You might also like

Festivais 0 Comments

Festival de Dança de Joinville investe na troca de experiências

Além das apresentações e mostras de dança, a aposta dos organizadores são os Cursos, Oficinas, Workshops e Seminários de Dança

Festivais 0 Comments

Um presente para os amantes da dança

Ontem, 29, foi o dia internacional da dança e o Rio de Janeiro ganha hoje o presente, o início do festival do o Boticário na Dança

Festivais 0 Comments

Bonecos em Canela encantam pela inovação

Criança ou adulto, não importa a idade, o olhar de encantamento é o mesmo, Todo ano é assim no 21º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela.

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!