Companhia novaiorquina com fundamento de dança chinês

Companhia novaiorquina com fundamento de dança chinês

   

Edição Rubens Barizon, JT

 

   O Festival O Boticário na Dança traz pela primeira vez à América Latina a Shen Wei Dance Arts. Fundada em 2000, na cidade de Nova Iorque, pelo bailarino e coreógrafo chinês Shen Wei, a companhia é considerada uma das referências na atualidade. Como um ícone da dança contemporânea, Wei iniciou aos nove anos seus estudos de dança na Ópera Chinesa, que reúne disciplinas como canto, dança, interpretação e ginástica. Em 1991, foi um dos fundadores da primeira companhia de dança moderna daquele país por meio de uma bolsa de estudos. Mudou-se para Nova Iorque e fundou a Shen Wei Dance Arts.

 

   Wei é um artista versátil. Faz cenários, figurinos, maquiagem e até criou uma série de pinturas baseadas no espetáculo Rite of Spring (A Sagração da Primavera). Ele recebeu o reconhecimento do seu país em 2008, quando pelo seu inquestionável talento, foi convidado a coreografar a abertura da Olimpíada de Pequim. Os mais consagrados espetáculos desta companhia e que O Boticário traz ao Brasil em 2013 são os Folding e Rite of Spring (A Sagração da Primavera).

 

– Existe alguma influência ou referência brasileira no trabalho da Shen Wei?

Não. Não há elementos da cultura brasileira ou da América do Sul. No entanto, o trabalho de “Folding” faz referência a rituais ancestrais não especificados, mas que algumas pessoas podem pensar que é pre-colombiano, ou de culturas da américa central.

 

– Existe alguma coisa sobre o Brasil que desperta curiosidade?

Estive no Brasil antes e fiquei deslumbrada com a paisagem e a vitalidade do povo brasileiro. Todos parecem felizes e com bom humor.

 

– A companhia está trabalhando em novos projetos?

Este mês, a companhia vai embarcar em um novo trabalho, dedicando dois meses de tempo criativo de uma colaboração entre a Shen Wei Dance Arts e II Ballet del Tetra di San Carlo, em Nápoles, Itália, onde vão realizar juntos no mundialmente famoso Tetra di San Carlo (de  21 a 27 de julho). Esta é uma colaboração verdadeiramente inovadora entre uma companhia de dança moderna, companhia de balé e ópera de renome.

 

– Pode descrever o cenário dos espetáculos que vão ser apresentados e como são usados?

‘Sagração da Primavera’ tem um cenário composto por uma enorme tela pintada sobre qual os bailarinos executam a coreografia. Desenhado e pintado por Shen Wei, as pinceladas na tela são marcas de Stravinsky no ballet que ilustra ao olhar do público uma grande plástica corporal, dando aos espectadores uma forte sensação do movimento dos bailarinos. 

“Folding” cria um mundo de sonho surreal e ao mesmo tempo parece antigo e atemporal. “Ao criar a obra pensei sobre o simples ato de dobrar o papel, tecido, carne, qualquer coisa. Os dançarinos em vermelho e deslizam para o palco fazendo movimentos da ópera chinesa. Um pêndulo surge no palco e se move  lentamente marcando o tempo vagaroso. Os figurinos, cenários e maquiagem,  tudo feito por Shen Wei, dão a sensação de mistério e ritual. O grande pano de fundo da obra é uma aquarela do século 18 criada por Bada Shanren.

 

– A companhia participa / realiza algum projeto social?

Em casa e em turnê, a companhia se engaja na diplomacia cultural e atividades  da compreensão intercultural, levando sempre discussões, simpósios e aulas avançadas de dança. Desde 2008, Shen Wei Dance Arts apresenta o programa “Artes na Educação” nas escolas públicas de Nova York, relacionando dança e artes visuais a objetivos curriculares.

 

A Shen Wei Dance Arts se apresenta no dia 1 e 2 de maio em São Paulo; no dia 4 no Rio de Janeiro e no dia 7 em Curitiba.

 

Previous Companhia eslovena apresenta espetáculo baseado em Radiohead e Shakespeare
Next Tuca Andrade dirige texto de argentino

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Peça “Vau de Sarapalha” acontece nesta semana no Rio

 

Adaptação de Guimarães Rosa é encenada pelo Piollin Grupo de Teatro.

da Redação 0 Comments

Solo de Clown neste final de semana em Brasília

Solo de Clown neste final de semana em Brasília

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!