CCBB: marketing cultural de vanguarda

CCBB: marketing cultural de vanguarda

Projeto pioneiro do Banco do Brasil completa em outubro 20 anos de sucesso e reconhecimento no Rio de Janeiro 

Por Bruno Pacheco

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro completa 20 anos de existência este ano. Referência na divulgação de projetos culturais na cidade maravilhosa, o espaço é  resultado de uma proposta pioneira da instituição no campo do marketing cultural na década de 1980. Naquela época, a intenção do banco era preservar a arquitetura neoclássica do histórico prédio (que fora sede do BB por anos),  transformando-o em um centro cultural. O imóvel é de grande importância para o universo financeiro nacional. No início do século, ele foi a sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Com uma infraestrutura invejável distribuída em cerca de 1700m² de área, o CCBB tem como marca a diversidade das suas programações, ao unir jovens talentos e artistas consagrados das mais diferentes formas de artes: teatro, música, artes plásticas, dança, cinema etc. Todos os eventos a preços acessíveis e abrangendo toda sociedade, outro diferencial desde seu surgimento.
O espaço, situado no centro da cidade, na famosa rua Primeiro de Março, dispõe, ao todo, de três teatros, totalizando quase 500 lugares; uma equipada sala de cinema com capacidade para 110 pessoas; salas para exposições; um auditório para  plateia de até 90 pessoas; além da sala de vídeo e do espaço histórico com uma exposição permanente sobre a história do Banco do Brasil.
A programação do CCBB Rio é definida através de processo seletivo (ver quadro), no qual agentes culturais inscrevem os seus projetos e os escolhidos se apresentam no decorrer da temporada subsequente ao edital. O sucesso do CCBB no Rio de Janeiro fez com que a ideia se estendesse para as cidades de Brasília e São Paulo. Atualmente, também existe o CCBB Itinerante, com a proposta de levar arte para outras capitais brasileiras, valorizar as culturas locais e revelar novas tendências artísticas. Só este ano, a iniciativa visitará 18 cidades. A agenda pode ser conferida no site www.bb.com.br/cultura.
Em setembro, uma programação especial entrará em cartaz no CCBB Rio em comemoração aos 20 anos de existência do centro. Tudo ainda é tratado com sigilo, mas pode-se adiantar que a parte teatral terá a participação de diversas companhias teatrais que se apresentaram nas salas do CCBB durante essas duas décadas, como revelou um produtor do evento. “Serão três semanas de montagens imperdíveis”, garante.

Previous Hora de aprender teatro em Santa Catarina
Next Pensamentos insignificantes sobre o artista e a morte

About author

You might also like

Marketing Cultural 0 Comments

Sem dar passos no escuro

Tirar todas dúvidas é a melhor maneira para se evitar problemas na hora das prestações de contas, seja para empresas públicas ou privadas

Marketing Cultural 0 Comments

Instituto Itaú Cultural investe em pesquisa e mapeamento

Foco da instituição é incentivar a cultura e a arte brasileira ajudando a desenvolver trabalhos de diversas áreas como música, dança e teatro

Marketing Cultural 0 Comments

Meia-entrada – polêmica perto do fim?

Novo projeto de lei pode moralizar a venda de ingressos para estudantes e minimizar os prejuízos da classe artística. UNE, porém, é contra a proposta Por Alysson Cardinali Neto Alegria

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!