BNDES concede poio financeiro de R$ 12 mi ao Theatro Municipal

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concede apoio financeiro de R$ 12,8 milhões à Associação dos Amigos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (AATMRJ). De acordo com nota divulgada na segunda-feira, 26, os recursos serão utilizados no projeto Fábrica de Espetáculos, que consiste na restauração e readequação de um prédio histórico no bairro da Saúde, na região portuária do Rio, que vai abrigar as futuras instalações da Central Técnica de Produção (CTP) do teatro, o Parque Temático do Espetáculo e a Escola de Espetáculos.

O apoio do BNDES representa 53% do valor a ser aplicado na primeira fase do projeto, o restante virá de recursos da associação.

Inaugurada em 1977, a CTP produz itens como cenários, figurinos e adereços para os espetáculos encenados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, funciona de forma precária, em um conjunto de galpões no bairro de Del Castilho, na zona norte do Rio. A nova sede terá capacidade para atender não apenas a demanda do teatro, mas também a de outras casas de espetáculos, gerando renda para a instituição.

A estruturação do projeto Fábrica de Espetáculos vai contar com a consultoria do Teatro Alla Scala, de Milão, na Itália. A escola de espetáculo vai oferecer 18 cursos no nível avançado e nove cursos de especialização, enquanto o parque temático reunirá atividades interativas, como visitas guiadas e apresentações em uma réplica do palco do teatro. Haverá ainda espaços para biblioteca e centro de documentação que vão ser abertos ao público para pesquisas.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 14 de julho de 1909, e desde a década de 30 do século passado têm orquestra, coro e balé próprios.

Fonte: Agência Rio

Previous História da banda Calypso irá para as telas de cinema
Next Prêmio Extra de Televisão é entregue aos melhores de 2012

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Entretenimento saudável dissemina a cultura no Distrito Federal

Nascidas há quatro anos, com o objetivo de levar entretenimento saudável, disseminando a cultura no Distrito Federal

da Redação 0 Comments

Peça “É a Mãe” estreia no Teatro do Leblon, no Rio

Obra apresenta situações comuns a todas as mães que se desdobram para cuidar dos filhos.

da Redação 0 Comments

Artistas recebem homenagem no Palácio do Planalto pelo Dia Nacional da Cultura

O Governo Federal homenageará artistas, cineastas, poetas e intelectuais nesta segunda, 5, em duas solenidades que marcam o Dia Nacional da Cultura. Na primeira, será entregue a Ordem do Mérito

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!