Artistas recebem homenagem no Palácio do Planalto pelo Dia Nacional da Cultura

O Governo Federal homenageará artistas, cineastas, poetas e intelectuais nesta segunda, 5, em duas solenidades que marcam o Dia Nacional da Cultura. Na primeira, será entregue a Ordem do Mérito Cultural (OMC), edição 2012, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Após a entrega dos prêmios, a presidente Dilma Rousseff oferece um jantar, no Palácio da Alvorada (residência oficial), aos 41 premiados.

A expectativa é que a cerimônia, ainda pela manhã, no Planalto, seja repleta de emoção, pois haverá homenagem aos 100 anos de nascimento do compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Desde 1995, ano da primeira cerimônia, mais de 500 personalidades brasileiras e 60 instituições foram premiadas. O evento marca o Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, data do aniversário de nascimento do jurista e jornalista baiano Rui Barbosa. Já foram premiados os poetas Vinícius de Moraes e Clarice Lispector, os dramaturgos Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado, e o arquiteto Oscar Niemeyer, entre outros.

Os premiados tiveram os nomes sugeridos por integrantes da sociedade, por meio da internet, e analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito – formado por vários setores do governo. Mas a última palavra é da presidente da República. Os nomes deverão ser publicados no Diário Oficial da União.

 

Previous No Rio de Janeiro, o Dia da Cultura será comemorado com entrega da Medalha Rui Barbosa
Next Prefeitura anuncia inauguração da Cidade das Artes

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Cidade das Artes

Custou dinheiro e tempo, porém…

da Redação 0 Comments

O fim do mundo no palco do Solar Botafogo

Em “A Três Atos do Fim do Mundo”, duas atrizes estão prestes a entrar em cena em Um Bonde Chamado Desejo quando são surpreendidas pelo fim do mundo. Querida e

da Redação 0 Comments

Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas no Sesc Belenzinho

“O espetáculo é sensível às questões femininas negras, discute coisas que não são faladas socialmente, como a saúde da mulher, questões de como elas são tratadas pelo sistema público e a resiliência dessas mulheres. Ela ganha menos, trabalha mais, tem os piores empregos e é responsável pela família e, além de tudo, dificilmente tem um companheiro, fato que impacta e muito sua vida”
Lucelia Sérgio

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!