Adaptação de comédia de Oscar Wilde estreia na Caixa Cultural Rio

Adaptação de comédia de Oscar Wilde estreia na Caixa Cultural Rio

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 16 de maio a 2 de junho, a peça “A importância de ser Perfeito”, que aborda temas como o casamento, aparências, verdades e mentiras. A montagem, com direção Daniel Herz, transporta toda a ação do espetáculo da Londres vitoriana para os dias atuais no Brasil, com a adaptação da famosa comédia de Oscar Wilde “The importance of being Earnest”. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

 

O espetáculo narra a história de José Dourado, um homem que usa uma identidade dupla para poder se divertir sem comprometer sua imagem de rico herdeiro e acionista das telecomunicações. Seu melhor amigo, Agenor Nabuco, se vale disso para invadir a fazenda de José e, então, conhecer a sedutora Cecília Feijó, sobrinha de consideração do amigo. Agenor é primo de Patrícia Lobato, por quem José está apaixonado, mas Tia Augusta, mãe de Patrícia, é contra o relacionamento. Impedimentos amorosos também serão impostos à governanta Dona Glorinha e ao pastor Saulo Malaquias. Então uma trama do passado vem à tona para mudar o rumo dos personagens na história.

 

A montagem foi idealizada por Leandro Soares e pelo ColetivoAchadoNumaMala. Na peça, os papéis femininos são desempenhados por atores homens do coletivo e mais três atores da Companhia Atores de Laura. Essa concepção de androginia, que a direção incorporou ao trabalho, ganha forma e cor nos figurinos, nos quais elementos masculinos e femininos coexistem e se misturam. A música é tocada ao vivo pelos próprios atores, que também são músicos, em sua maioria.

 

A opção por homens em papéis femininos foi inspirada no ensaio O epiceno inglês – The importance of being Earnest, de Wilde, da professora e ensaísta americana Camille Paglia, publicado em seu livro Personas Sexuais, de 1990. O artigo levanta um olhar crítico sobre a androginia dos personagens e tornou-se a principal base teórica na criação do espetáculo.

 

O Teatro de Arena da Caixa Cultural fica na avenida Almirante Barroso, 25 – Centro. Mais nformações: (21) 3980-3815. Os ingressos custam: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.

Previous Carlinhos de Jesus é atração convidada do Baila Floripa 2013
Next Polêmico, musical sobre funk chega ao Teatro Carlos Gomes

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Paulo Betti comanda sarau no Sesc Casa da Gávea


Evento gratuito abre espaço para artistas exibirem seus trabalhos

da Redação 0 Comments

Festival de Inverno de Bonito seleciona atrações

Grupos de teatro, dança e circo poderão se inscrever junto à Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS) para participar da 11ª edição do Festival de Inverno de

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!