A maior festa de teatro brasileiro anuncia programação 2012

A maior festa de teatro brasileiro anuncia programação 2012

Por Rebeca Dourado
Redação

Os organizadores da FITA, Festa Internacional de Teatro de Angra, apresentaram nesta terça-feira, 13, no Teatro NET Rio, em Copacabana, a programação da 9ª edição da maior festa do teatro brasileiro. O curador do evento, João Carlos Rabello chamou ao palco elenco e representantes das peças que compõem a grade de apresentações que acontecem entre os dias 23 e 9 de dezembro.

Durante 17 dias a FITA receberá 46 espetáculos, sendo 11 estreias nacionais, divididos em quatro sessões e apresentados em uma tenda com capacidade para 1500 pessoas. A sessão Fitinha ocupará o Teatro Municipal de Angra dos Reis junto com a sessão Transpetro.

O Prêmio Ítalo Rossi será entregue pelo segundo ano consecutivo aos melhores espetáculos escolhidos por um júri técnico e popular. O júri técnico é presidido pelo crítico teatral Sérgio Fonta e composto por Ana Kutner, Daniele Ávila, João Coelho e Lionel Fischer. O júri popular é composto por cinco espectadores comuns, sem ligação com teatro, que escolherão os melhores desta edição.

João Carlos Rabello abriu a coletiva de imprensa chamando Frederico Ferer ao palco e o parabenizando pela revitalização e reabertura do Teatro NET Rio, antigo Teatro Tereza Rachel (Terezão). Ferer disse estar feliz por colaborar com o primeiro momento do FITA 2012 – “um festival que alimenta o Brasil com Cultura”.

O presidente do júri técnico manifestou sua admiração pelo projeto que está prestes a completar uma década atraindo e formando um público fiel. “É um mega evento e eu venho presenciando a quantidade de público. A FITA faz um trabalho de formação de plateia incalculável”, disse ele.

Rabello aproveitou para mencionar o incentivo da FITA às crianças de Ilha Grande para irem ao festival. “Existe um barco que vai buscar essas crianças que hoje tem 15 anos e acompanham a festa desde os 11 ou 12 anos”, disse emocionado.

De 1300 espetáculos inscritos, 46 foram escolhidos numa criteriosa seleção. “Assistimos e acompanhamos espetáculos ao longo do ano. Escolhemos espetáculos inteligentes e de qualidade, mas sempre com ponto de vista popular. Não queremos agradar apenas a classe artística. São todos espetáculos que falam para a alma popular”, disse Rabello.

Um dos destaques da 9ª edição é a comédia “Seis Aulas de Dança em Seis Semanas” que traz no elenco Sueli Franco e Tuca Andrada, dirigidos por Ernesto Piccolo. Ao subir ao palco, Sueli foi ovacionada pela plateia que acompanhava a coletiva. “Estou contente por fazer a peça na FITA. É uma história que trata de assuntos que afligem e agradam todo mundo. É lindo ver o público saindo e dançado depois de assistir à peça”, comenta Sueli.

Outro destaque da programação é a “Novela Brasil”, uma sátira do Grupo SURTO ao sucesso da novela Avenida Brasil e uma homenagem aos grandes vilões das telenovelas brasileiras. O ator Rodrigo Fagundes disse que vai ser uma oportunidade única apresentar a comédia para uma plateia de 1500 pessoas. “É praticamente um público de novela! Serão 1500 pessoas com uma energia boa e todos vão identificar os personagens através da nossa versão. São personagens de “Avenida Brasil”, “Pantanal”, a Nazaré de “Senhora do Destino” e até da nova novela “Salve Jorge”, disse. “O projeto nasceu de uma paixão que foi ‘Avenida Brasil’ e tem um retorno incrível do público”, completa Rodrigo.

A programação traz 11 estreias nacionais, entre elas “Tarja Preta”, texto de Adriana Falcão com Letícia Isnard e Érico Brás no elenco e direção de Ivan Sugahara. Letícia subiu ao palco para apresentar o espetáculo e disse estar contente por estrear a peça na maior festa do teatro brasileiro. “Teatro é encontro e a FITA é a festa”, disse.

“Romeu na Roda” também faz sua estreia e traz para o palco SESC uma versão de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, no universo da capoeira. A peça ambientada no século XIX e XX reúne no palco a família Simas: o pai, Beto, e os filhos Rodrigo, Felipe e Bruno.

A atração internacional da FITA é a Trilogia BANE, escrita por Joe Bone. Grande sucesso na Europa e nos EUA , a saga conta a história de Bill, que está sendo perseguido por um bandido misterioso. A primeira peça será interpretada pelo ator brasileiro Gustavo Rodrigues e as duas seguintes pelo próprio autor, Joe Bone.

Marcada para começar no dia 23 de novembro, Rabello comemora a credibilidade que o projeto foi conquistando com o público e a classe artística. “Quando um espetáculo se programa para estrear em nosso festival, isso mostra a confiança que eles tem na FITA. Essa é a credibilidade que passamos para os atores”, afirma o curador.

 

Previous Jornal de Teatro entrevista o Gênio da Lâmpada
Next MinC lança editais para artistas e produtores negros no Parque Ibirapuera

About author

You might also like

da Redação 0 Comments

Primeiro texto teatral de David Felipe ganha peça

A obra “Olhos Verdes”, texto de estreia de David Felipe, ganha encenação poética

da Redação 0 Comments

Theatro Net Rio comemora quatro anos com show de Maria Rita

Quando subir ao palco do Theatro Net Rio no próximo dia 4 de abril, Maria Rita não estará apenas lançando o seu novo show “voz e piano”. Ela comandará a

da Redação 0 Comments

Peça “O Endireita” fica em cartaz em São Paulo até 25 de outubro

Lançado na internet, o livro “O Endireita”, do luso-brasileiro Edson Atahayde, acaba de ganhar uma adaptação para o teatro. Até o dia 25 de outubro, o povo da capital paulista

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!